AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Entradas gratuitas na festa do 18.º aniversário do Navio-Museu Santo André

Artes

O Navio-Museu Santo André comemora, esta sexta-feira, dia 23, o seu 18.º aniversário, proporcionando visitas gratuitas, entre as 10h00 e as 18h00, a quem o quiser (re)visitar. No âmbito da celebração contempladas, ainda, visitas guiadas, às 11h00 e às 15h30.

“No ano em que assinala a sua “maioridade”, os 71 anos da sua construção e os 70 anos da sua primeira viagem, o Navio-Museu registou, no primeiro semestre de 2019, o total de 17.053 visitantes”, destaca a autarquia ilhavense em comunicado. Este número representa um crescimento significativo em relação ao ano passado - mais 2.443 que em igual período de 2018 - , “sendo o melhor registo (nos primeiros seis meses do ano) desde a data da sua abertura”, realça, ainda, a edilidade.

O Navio-Museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, na cidade da Gafanha da Nazaré, após ter feito parte da frota portuguesa do bacalhau, é hoje um polo do Museu Marítimo de Ílhavo, pretendendo ilustrar as artes do arrasto.

Reabilitação ditou uma nova vida

Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe (1.200 toneladas).

Nos anos oitenta surgiram restrições à pesca em águas exteriores que resultaram na redução da frota nacional e no abate de boa parte dela. O Santo André não escapou à tendência e a 21 de agosto de 1997 foi desmantelado.

Mais tarde, o armador do navio, António do Lago Cerqueira, Lda. (Pescas Tavares Mascarenhas, S.A.) e a câmara municipal de Ílhavo decidiram transformar e reabilitar o velho Santo André como navio-museu.

Concluída a recuperação, a partir de 2001 o Navio-Museu Santo André iniciou um novo ciclo da sua vida: mostrar aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau e honrar a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de atividade.

Agueda Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.