O município de Oliveira do Bairro, em parceria com a Associação Jovem Oianense, vai organizar a segunda edição da corrida-caminhada “Oliveira do Bairro - Trilhos na Natureza”, agendada para 26 de agosto.
A iniciativa vai contar com um “Trail Longo” de 25 km, um “Trail Curto” de 15 km, ambos para corrida, e uma caminhada de 10 km. Para os mais novos, a organização vai preparar duas provas “mini-trilhos”, uma de 1 km, para crianças nascidas entre 2010 e 2013 (inclusive), e outra de 500m, para as que nasceram entre 2014 e 2018.
De referir que a caminhada está aberta a todas as idades, incluindo menores, desde que acompanhados pelo encarregado de educação ou tutor legal, enquanto que as provas de 25 e 15 Km são exclusivamente para maiores de 18 anos.
Sobre a diversidade de provas, Susana Martins, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explicou que o objetivo é o de “envolver todas as camadas etárias, seja num contexto competitivo, seja numa experiência puramente lúdica e de puro lazer, tendo subjacente a promoção da atividade física e da saúde.”
A autarca destaca o cenário das provas, que vão decorrer “nas margens do Rio Cértima, em percursos que apresentam uma paisagem natural absolutamente deslumbrante”.
A prova arranca no Parque dos Pinheiros Mansos, às 9h30, percorrendo a Rota das Cegonhas, com passagem pelo Vale do Cértima, onde, segundo a autarca “se pode contemplar o manto verdejante das marinhas de arroz, típico desta altura do ano, e observar as cegonhas-brancas”.
As inscrições podem ser feitas on-line, através de link disponibilizado no site e redes sociais do Município.
A iniciativa, que se vai realizar no âmbito das Comemorações do 20.º Aniversário da Elevação de Oliveira do Bairro a Cidade, vai contar com o apoio técnico do Centro de Marcha e Corrida do Município. A primeira edição, realizada em 2022, contou com cerca de 400 participantes.
Os objetivos da iniciativa são os de combater o sedentarismo da população em geral, em especial dos jovens, promover a prática desportiva ao ar livre, criando hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis, e garantir formas de interação entre as várias gerações.