“O Cancro aos olhos de um Cientista” é uma exposição inovadora que pretende explicar o cancro à luz da ciência, de uma forma simples, clara e rigorosa. A inauguração está marcada para este sábado, 25 de fevereiro, pelas 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
O cancro é um problema de saúde pública e ao longo das últimas décadas a incidência de casos no país tem aumentado. Só em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro em Portugal. Cerca de 30-50% dos casos podem ser evitados através de ações preventivas, que passam por exemplo por uma alimentação saudável, prática de exercício físico, rastreio e deteção precoce do cancro.
Por forma a sensibilizar as pessoas para esta doença e dotá-las de maior conhecimento sobre a mesma, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva inauguram a exposição “O Cancro aos olhos de um Cientista”, desenvolvida no âmbito do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”.
A exposição está organizada sob a forma de perguntas que todos nós colocamos sobre a origem e a biologia do cancro, mas para as quais nem sempre encontramos uma resposta simples e objetiva. O que é o cancro? Como se formam as metástases? O cancro pode ser hereditário? Como e para quê estudá-lo? Estas são certamente algumas questões comuns que a exposição procura responder de forma clara, simples e direta.
Dividida em quatro vertentes, a exposição mostra: que o cancro não é só um problema dos dias de hoje; dados relevantes sobre o que se passa no mundo e em Portugal e quais os fatores de risco; como se desenvolve o cancro e quais as características de uma célula tumoral; e ainda a importância da investigação na área.
Em paralelo e articulado com a exposição, decorre um Ciclo de Conversas com um painel de especialistas convidados, sobre os mais diversos temas, desde a prevenção, ao diagnóstico e tratamento do cancro.
O evento de inauguração agendado para o próximo dia 25 de fevereiro irá contar com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Artur Silva, da Diretora do Departamento de Ciências Médicas da UA, Odete Cruz e Silva, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.