AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Albegaria, Águeda, Vagos e Sever integram a Rede Nacional da Rota dos Moinhos

Região

Foi oficialmente constituída a Rede Nacional Rota dos Moinhos de Portugal, desenvolvida pelos Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, após a sua distinção pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e pelo Turismo de Portugal.

A autarquia de Albergaria-a-Velha é a entidade líder do projeto, que vai implicar, numa primeira fase, um investimento de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos de Portugal propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.

Com a criação da Rota, pretende-se estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude.

Com um produto turístico inclusivo e acessível, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único.

Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências (oficinas de confeção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos, eventos temáticos) e percursos de visitação que podem ser melhor estruturados e potenciados numa lógica de trabalho em rede.

Salienta-se igualmente que nos cinco municípios existem 37 empreendimentos turísticos, 169 alojamentos locais, 32 agentes e animação turística e 242 restaurantes.

Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar as seguintes ações: criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.

A formalização da Rede Nacional Rota dos Moinhos de Portugal decorreu na última quinta-feira, dia 23, nos Paços do Município de Albergaria-a-Velha.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.