AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Teatro D. Maria II instala-se em Santa Maria da Feira para criação artística com a comunidade

Artes

Desde meados de fevereiro que uma equipa multidisciplinar do Teatro Nacional D. Maria II está a trabalhar com grupos da comunidade de Santa Maria da Feira. Em fase final de construção está a instalação artística e percurso interpretativo “Observatório dos Rios”, a apresentar nos dias 18 e 19 de março. Este projeto integra ainda visitas encenadas ao Cineteatro António Lamoso, dirigidas a grupos escolares, e a apresentação da peça de teatro ‘O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière’.

“Observatório dos Rios” é uma instalação artística e um percurso performativo que convidam a refletir sobre a importância dos ecossistemas fluviais. Produzido pelo coletivo Guarda Rios, o projeto conta com a participação ativa dos alunos de artes da escola secundária de Santa Maria da Feira, da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, de tricotadeiras do projeto comunitário ‘Ponto Fogaça’ e do grupo “Observatório dos Rios de Santa Maria da Feira”.

Nos dias 20, 21 e 22 de março, alunos e professores do 1º Ciclo do concelho serão convidados a (re)descobrir o Cineteatro António Lamoso numa viagem conduzida pelo coletivo multidisciplinar de criação “Plataforma285”, que apresentará um espetáculo em andamento, “em formato de visita mais ou menos guiada”. Neste “Primeiro Andamento”, os participantes farão um périplo pelo foyer, auditório, camarins, escritórios, varanda técnica e palco da carismática sala de espetáculos de Santa Maria da Feira. Ao longo do percurso, haverá ainda momentos para visualização de um vídeo, interação através de jogos e oportunidades únicas para as crianças experienciarem o papel de atores, técnicos ou público.

A 25 de março (21h30), sobe ao palco do António Lamoso “O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière”. Encenada por Mónica Garnel e interpretada pelos atores Ana Guiomar, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho e Manuel Moreira, a peça é uma recriação do texto do dramaturgo francês Molière, que transporta o público para os bastidores em dia da estreia do espetáculo em Portugal perante o Rei e toda a corte, com todo o nervosismo e sede de protagonismo dos atores, dispostos a tudo para conquistar o seu lugar no palco.

Recorde-se que Santa Maria da Feira é um dos 90 municípios portugueses que integram o projeto “Odisseia Nacional” que, ao longo de 2023, levará o Teatro Nacional D. Maria II a percorrer todo o país, com uma programação que integra centenas de propostas, desde espetáculos, projetos de participação, atividades para o público escolar, eventos de pensamento e formação.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.