AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Concurso Internacional de Jazz da UA abre candidaturas de 18 de abril a 19 de maio

Artes

Fazendo jus à sua missão de promover o jazz e trazer a público novos talentos, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), nas suas duas edições, já permitiu dar a conhecer o Miguel Valente Quarteto e THEMANUS, lançando-os em respeitados palcos nacionais, como o Guimarães Jazz, “Que Jazz é este?” e Estarrejazz. A terceira edição deste concurso, no âmbito do Campus Jazz - Festival de Jazz da UA, aguarda candidaturas de outros novos talentos de 18 de abril a 19 de maio.

O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, que não tenham trabalho discográfico editado, e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Os ensembles devem ser constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.

O concurso prevê a atribuição de três prémios: Melhor Ensemble, a que corresponde o valor pecuniário de 1500 euros e um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro; Melhor Composição Original que se traduz num prémio pecuniário de 500 euros; Melhor Arranjo Original a que corresponde o valor pecuniário de 500 euros.

O concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção (concretizada através do envio de gravações áudio) e apresentação final (através de apresentação pública presencial num palco da UA).

O júri do concurso é constituído por um docente representante da UA, que presidirá o concurso, dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular e dois músicos de reconhecido mérito na área.

O calendário do Concurso determina que o prazo de submissão de candidaturas decorre de 18 de abril a 19 de maio, agendando as apresentações finais para os dias 14 e 15 de junho. Os prémios serão entregues a 16 de junho, no último dia do Campus Jazz.

Com o objetivo de promover o jazz e criar oportunidades para novos valores neste género em Portugal, a UA associou-se a outros importantes festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição do Concurso Internacional de Jazz da UA. Assim, o vencedor do concurso vai integrar o cartaz e atuar nos festivais Guimarães Jazz, Que Jazz é este? - Festival de Jazz de Viseu, Estarrejazz - Festival de Jazz de Estarreja.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.