AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Na sua 10ª edição, o MOB revive os seus melhores momentos

Artes

O município de Oliveira do Bairro vai promover a 10.ª edição do MOB - Festa da Música e dos Músicos do Concelho, entre 21 e 25 de abril.

A iniciativa vai decorrer no auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), em Oliveira do Bairro, sob o mote "Best of", na medida em que, "nesta edição que assinala os dez anos do MOB, vamos reviver algumas das melhores apresentações das nove edições anteriores desta grande festa da música e dos músicos de Oliveira do Bairro", revelou Lília Ana Águas, vereadora da Cultura da Câmara Municipal.

Ainda segundo a autarca bairradina "esta será uma edição especial, cuja receita vai reverter integralmente a favor dos Agrupamentos de Escuteiros do nosso concelho".

O MOB tem início a 21 de abril, às 21h30, com dois momentos de dança intitulados "Cantar de Emigração", protagonizado pelo Conservatório de Artes e Comunicação FUOB, e "Quatro na Eira", que vai contar com a participação de quatro grupos de folclore do concelho, nomeadamente, o Rancho S. Simão de Mamarrosa, o Rancho As Vindimadeiras da Mamarrosa, o Rancho S. Pedro da Palhaça e o Rancho Identidade Lusa.

No segundo dia do festival, às 15h30, o rock do grupo "Más Companhias" volta a juntar-se à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa, para mais um concerto especial, que celebra a música tradicional portuguesa.

Ainda no mesmo dia, às 21h30, a animação continua no auditório do QA, com o concerto "Musica Ex Machina", que vai juntar em palco o guitarrista Bruno Alves e a União Filarmónica do Troviscal. Este espetáculo inclui obras inspiradas na temática das máquinas, "como instrumentos musicais, ou mesmo como intérpretes autónomos".

No dia 23 de abril, às 17h00, o auditório do QA recebe o concerto de música coral sinfónica, "200!", que inclui a interpretação das obras "Stabat Mater" e "Crux Fidelis", do compositor Luís Cardoso.

Este espetáculo vai contar com a participação de 200 músicos pertencentes à Orquestra do Conservatório de Música da Bairrada, aos Coros do Conservatório de Música da Bairrada, ao Orfeão Sol do Troviscal, ao Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal e ao Grupo Coral de Oiã.

Segue-se, no dia 24, às 21h30, "Cena Popular", um momento que vai ser conduzido pelos grupos musicais Cantares dos Moinhos, Cantares Raízes da Nossa Terra e Cantares Populares do Orfeão de Bustos, contando ainda com as participações da TUNISOB - Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, da pianista Mariana Miguel (na foto) e do artista Ricardo Regalado.

A 10.ª edição do MOB - Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro encerra no dia 25 de abril, às 17h00, com o projeto musical "25 anos de Fadomorse: Regresso ao Portugal desconhecido". De forma a celebrar o seu 25.º aniversário, o coletivo artístico Fadomorse vai aliar-se à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves e aos solistas do concelho de Oliveira do Bairro, num concerto único que vai levar ao palco do QA uma "estética musical genuína".

Neste concerto, que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, vão ser ainda prestadas homenagens ao músico José Mário Branco e ao escritor Miguel Torga.

Os ingressos para os espetáculos têm um custo de um euro e podem ser adquiridos, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Quartel das Artes.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.