AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Concertos e visitas a templos marcam a Semana Santa em Aveiro

Sociedade

A Câmara Municipal de Aveiro promove, de 1 a 9 de abril, a celebração da Semana Santa com a realização de várias atividades de cariz cultural que vêm complementar os atos religiosos da Diocese de Aveiro.

São várias as ações culturais dirigidas a todos os públicos, com destaque para concertos da Semana Santa nos templos de Aveiro e um ciclo de concertos ao entardecer nas igrejas de Aveiro.

Destaque para a aposta no acolhimento de projetos de músicos com carreira internacional, mas cuja história de vida artística tem Aveiro na assinatura, nomeadamente: Nuno Carapina (violino), Beatriz Baião (flauta), Alexandre Aguiar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo), Nuno Miguel Nogueira (trompa), Tiago Cassola (guitarra clássica) e Tiago Matias (tiorba, alaúde, vihuela e guitarra barroca).

Órgãos de Aveiro – Concertos ao Entardecer

Por forma a valorizar o património organístico da cidade, centrado nos órgãos em funcionamento nas igrejas de Aveiro, serão realizados nos dias 1, 4, 5, três concertos pela AMPO – Associação Musical Pro-Organo, sempre às 17h30 na igreja do Convento de Jesus, igreja da Misericórdia e Sé de Aveiro, respetivamente.

Destaque, ainda, para o Concerto “Nascente & Poente” pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) com o solista Nuno Carapina que irá encerrar este ciclo de Concertos. Será no dia 5 de abril pelas 21h30 no Centro de Congressos de Aveiro.

Os Concertos da Semana Santa iniciam no dia 2, domingo de ramos. O concerto “Clássicos de Música de Câmara” será dinamizado pela flautista internacional aveirense Beatriz Baião, acompanhada por quarteto de cordas e sopro. Terá lugar pelas 18h00 na igreja das Carmelitas.

Dia 3, segunda-feira, a proposta recai para “La Terrible Pena Mia“ por Sete Lágrimas – ECMC – Consort de Música Antiga e Contemporânea às 21h30 na igreja da Misericórdia.

Na terça-feira, dia 4 a Orquestra Filarmonia das Beiras com o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de Câmara da Ourearte e Chorus Auris apresenta o seu Grande Concerto de Páscoa, pelas 21h30 na Sé de Aveiro.

No dia 8 de abril terá lugar a edição especial de Páscoa do Artes no Canal, das 9h30 às 19h00, com atividades na Rua Direita, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Chisto, Largo do Mercado Manuel Firmino e outros espaços.

Roteiro dos Templos de Aveiro e visitas comentadas

Por fim, a celebração cultural da Semana Santa oferece a possibilidade de usufruir gratuitamente de visitas orientadas e comentadas às Igrejas de Aveiro, património histórico de relevância, nos dias 6 e 8 de abril.

No dia 2 serão promovidas visitas comentadas à Iconografia da Paixão das Coleções do Museu de Aveiro/Santa Joana.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.