AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Rodrigo Leão entre os destaques do CTE para este quadrimestre

Palcos

O Cine-Teatro de Estarreja acaba de revelar os mais de 20 espetáculos e sessões de cinema para os próximos meses de abril, maio, junho e julho. Homenagem ao jazz e ao teatro, viagem pelas novas vozes do fado e pelos sons do mundo, e casa de um dos mais prestigiados teatros nacionais e de artistas nacionais e internacionais. Há sugestões para todos nas mais variadas expressões artísticas.

Abril arrancou com as músicas, algumas nunca tocadas ao vivo, de Miguel Araújo - sem guião, sozinho no palco e amparado pelos seus instrumentos apresentou “Casca de Noz”, este sábado, dia 1. Segue-se um momento de homenagem a Francisco Joaquim Bingre. Domingo, 2 de abril, numa conversa com apontamentos musicais e de poesia, vamos conhecer a obra deste autor estarrejense com Vanda Anástacio, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e responsável pela edição da obra do autor, e com o pentaneto do poeta, Pedro Bingre do Amaral.

Esta temporada, o concerto de Páscoa, agendado para dia 6, está a cargo da Orquestra Prescrição Musical, composta os profissionais de saúde de diferentes carreiras, que promete proporcionar bem-estar e felicidade a quem ouve e a quem toca.

O grupo de teatro juvenil do Município de Estarreja, aceitou, uma vez mais, o desafio de integrar o projeto PANOS – palcos novos, palavras novas – do Teatro Nacional D. Maria II e, no dia 12, traz à cena uma peça de André Tecedeiro e o seu texto “O Ensaio”.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, promovido pela Companhia de Teatro Kopinxas, com o apoio do Município, regressa cumprindo a sua missão de aproximar as comunidades locais ao teatro. Nesta edição apresenta no palco do CTE duas peças de teatro: “Don Juan”, uma comédia de Molière, pelo Teatro do Bairro, e “Os Mosqu3teiros” uma produção da ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones, nos dias 21 e 22, respetivamente.

Todas as grandes viagens implicam preparativos. No caso da Odisseia Nacional, 2022 levou a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II, num périplo pelo país em busca de casas que pudessem acolher as suas obras. Chegou a vez do CTE de receber a peça de teatro “Outra Língua”, no dia 28, com Keli Freitas, Na?dia Yracema, Raquel Andre? e Tita Maravilha.

No Dia Internacional do Jazz, dia 30, a Orquestra de Jazz de Estarreja como anfitriã, convida a sua congénere da Universidade de Aveiro (UA), para um concerto em que esta irá apresentar um repertório baseado em jazz standards, temas contemporâneos de jazz e música popular. Os convidados são o saxofonista alto estarrejense, Miguel Valente, e Eduardo Cardinho, vibrafonista, compositor, produtor e docente na UA.

O início do mês de maio abre o pano para a plataforma emergente de artes performativas do Município de Estarreja, Trampolim, abrindo novos caminhos a jovens talentos nacionais, desta vez na área do fado. Beatriz Felício e Zé Maria serão os primeiros a atuar no dia 4, e Zé Maria e Filipa Biscaia encerram esta edição do Trampolim, no dia 18.

A 6 de maio, a CiM Companhia de Dança torna o palco da sala de espetáculos estarrejense num lugar inclusivo com o espetáculo de dança “O Aqui”.

O concerto “Talvez Não Seja Nada” é uma oportunidade única para ver o trabalho de César Mourão, que se lança na carreira musical oficialmente, com um álbum completamente a solo e de sua autoria. Para assistir dia 13.

Inteiramente desenhado a pensar nos mais novos, “Commedia a La Carte Kids” com as atrizes Rita Cruz, Joana Castro e Filipa Duarte, é um espetáculo de improviso em jogos de palavras e em interações diretas com as crianças. Na tarde do dia 21, as gargalhadas estão garantidas, em família.

Adriana Calcanhotto apresenta, em estreia mundial, o seu 13.º disco de originais e o vigésimo da sua carreira, no dia 27, naquele que é o último concerto de 2023 do ciclo de Concertos Íntimos.

A fechar maio, dia 28, há música para bebés na “Quinta do Sorriso” com “No Sorriso da Lua”.

18 anos de programação multidisciplinar

Em junho é esperada a grande celebração do aniversário da reabertura do CTE. No ano que atinge a maioridade, dia 17, apagamos a velas com o espetáculo “Rodrigo Leão Cinema Project”, baseado no repertório dos três discos editados em 2020 e 2021 (O Método, Avis 2020 e A Estranha Beleza da Vida), assim como uma seleção de temas clássicos do compositor.

Família, guerra, supermercados, heróis ou invasões Alien são alguns dos temas que vamos ouvir no novo espetáculo de stand up comedy, de Gilmário Vemba, dia 23.

Antes de ir de férias, é tempo ainda de ouvir as músicas do mundo, no âmbito do Festim, com Minyo Crusaders (Japão), dia 1 de julho, e Shantel & Bucovina Club Soundsystem (Alemanha), dia 8 de julho. Pelo meio, dia 2 de julho, a Escola de Dança (YourStage), da ACADOF de Fermelã, traz um espetáculo de dança “Khromatikós”.

No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.