É já esta quinta-feira, dia 12 de setembro, que arranca o Festival Literário de Ovar. A abertura oficial terá lugar pelas 21 horas, seguindo-se uma conversa com David Capelenguela (secretário-geral da União dos Escritores Angolanos) e a primeira mesa de debate com os escritores Zetho Cunha Gonçalves, Gisela Casimiro e RuiZink, com moderação de Bruno Henriques.
Até domingo, 15 de setembro, o Jardim do Cáster serve de palco a quatro dias de promoção da leitura, dez painéis de discussão, performances de poesia, sessões de contos, workshops de ilustração, lançamento de livros e muitos espaços de conversa entre os cerca de 40 escritores e os leitores.
Esta edição apresenta uma programação bastante diversificada, que celebra Sophia de Mello Breyner Andresen, o Mar e ainda a literatura em língua portuguesa.
“O Festival Literário de Ovar assume-se como um evento diferenciador, que acontece fora dos grandes centros urbanos, mas que está consciente dos valores sociais e humanos que devem sempre prevalecer no seio da literatura e da leitura”, destaca a organização.
Tiago Alves da Costa, Luís Filipe Sarmento, António Vilhena, Marcelo Teixeira, Isabel Nery, Andreia Azevedo Moreira, Yara Monteiro, Sandra Catarino, Henrique Manuel Bento Fialho, Manuella Bezerra de Melo, Filipe Homem Fonseca e Victor Oliveira Mateus são alguns dos autores que marcarão presença nesta edição do Festival Literário de Ovar.
Estes e outros autores foram estrategicamente divididos por mesas de reflexão e cada mesa debruçar-se-á sobre diversas e diferenciadas temáticas, tendo por mote uma citação/reflexão de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Da programação deste Festival Literário, de destacar ainda performances de poesia por Renato Filipe Cardoso e a Sessão de Conto com Mariana Machado. Haverá ainda espaços dedicados à literatura infantil e a apresentação do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen” de Isabel Nery.