Aquela que é considerada uma das vozes mais promissoras do jazz europeu, tem passagem assegurada pelo Ovar em Jazz 2023, que arranca já esta quarta-feira, dia 19 de abril. Maria Mendes vai subir ao palco do Centro de Arte de Ovar, no sábado, dia 22 de abril (21h30), acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo.
Este espetáculo baseia-se em “Saudade, Colour of Love”, o novo trabalho de Maria Mendes, gravado ao vivo, em que, para além do seu quarteto habitual, a artista se fez acompanhar em palco pela Metropole Orkest. Nos concertos da tour portuguesa, cabe, então, à Orquestra Filarmonia das Beiras acompanhar a cantora nascida em Portugal e baseada na última década e meia na Holanda.
Um “casamento perfeito” entre o fado e o jazz sinfónico. Uma mistura inteligente e provocativa em introduções de orquestra ao estilo Sinatra, com interlúdios ricos em “swing” e devaneios pianísticos criativos. Tudo isto encimado pela voz fascinante e potente de Maria Mendes que, em incursões fervorosas no “scat” e “swing”, canta o fado com singularidade e riqueza.
Antes disso, há muito para ver e ouvir no Ovar em Jazz 2023. Estão garantidos quatro dias intensos, ritmados por seis concertos e uma oficina de formação musical - o passe geral custa 30 euros e pode ser adquirido na bilheteira do Centro de Arte de Ovar ou em www.bol.pt.
A abertura, esta quarta-feira, estará por conta de Nuno Trocado e Jorge Louraço Figueira, com “Umbral”, um concerto em caixa de palco no Centro de Arte de Ovar (21h30). Na noite seguinte, quinta-feira, os holofotes viram-se para Carmen Souza, artista multipremiada e reputada no jazz, que está em “tour” em Portugal a apresentar o seu mais recente álbum “Interconnectedness”- subirºa ao palco do Centro de Arte de Ovar pelas 21h30.
Na sexta-feira, dia 21, entre as 10h00 e as 18 horas, na Escola de Artes e Ofícios, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (lugares limitados), a cantora Maria João e o pianista João Farinha vão desenvolver uma MasterClass de Jazz intitulada “A Nossa Voz Voadora”. À noite, pelas 21h30, o Centro de Arte de Ovar prepara-se para receber Marc Ribot – The Jazz Bins. Logo a seguir, pelas 23h00, num ambiente descontraído e de entrada livre, o Bar do CAO recebe João Mortágua Math Trio.
Maria Mendes Quarteto & Orquestra Filarmonia das Beiras são, então, os protagonistas da última noite do Ovar em Jazz, no sábado. Caberá ao projeto Fuzzo, composto por três destacados músicos da cena jazzística galega (Virxilio da Silva, na guitarra, Xan Campos, nos teclados e Chus Pazos, na bateria), encerrarem o programa, pelas 23h00, no convidativo Bar do CAO.