AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Tour portuguesa da artista Maria Mendes passa pelo Ovar em Jazz

Palcos

Aquela que é considerada uma das vozes mais promissoras do jazz europeu, tem passagem assegurada pelo Ovar em Jazz 2023, que arranca já esta quarta-feira, dia 19 de abril. Maria Mendes vai subir ao palco do Centro de Arte de Ovar, no sábado, dia 22 de abril (21h30), acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo.

Este espetáculo baseia-se em “Saudade, Colour of Love”, o novo trabalho de Maria Mendes, gravado ao vivo, em que, para além do seu quarteto habitual, a artista se fez acompanhar em palco pela Metropole Orkest. Nos concertos da tour portuguesa, cabe, então, à Orquestra Filarmonia das Beiras acompanhar a cantora nascida em Portugal e baseada na última década e meia na Holanda.

Um “casamento perfeito” entre o fado e o jazz sinfónico. Uma mistura inteligente e provocativa em introduções de orquestra ao estilo Sinatra, com interlúdios ricos em “swing” e devaneios pianísticos criativos. Tudo isto encimado pela voz fascinante e potente de Maria Mendes que, em incursões fervorosas no “scat” e “swing”, canta o fado com singularidade e riqueza.

Antes disso, há muito para ver e ouvir no Ovar em Jazz 2023. Estão garantidos quatro dias intensos, ritmados por seis concertos e uma oficina de formação musical - o passe geral custa 30 euros e pode ser adquirido na bilheteira do Centro de Arte de Ovar ou em www.bol.pt.

A abertura, esta quarta-feira, estará por conta de Nuno Trocado e Jorge Louraço Figueira, com “Umbral”, um concerto em caixa de palco no Centro de Arte de Ovar (21h30). Na noite seguinte, quinta-feira, os holofotes viram-se para Carmen Souza, artista multipremiada e reputada no jazz, que está em “tour” em Portugal a apresentar o seu mais recente álbum “Interconnectedness”- subirºa ao palco do Centro de Arte de Ovar pelas 21h30.

Na sexta-feira, dia 21, entre as 10h00 e as 18 horas, na Escola de Artes e Ofícios, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (lugares limitados), a cantora Maria João e o pianista João Farinha vão desenvolver uma MasterClass de Jazz intitulada “A Nossa Voz Voadora”. À noite, pelas 21h30, o Centro de Arte de Ovar prepara-se para receber Marc Ribot – The Jazz Bins. Logo a seguir, pelas 23h00, num ambiente descontraído e de entrada livre, o Bar do CAO recebe João Mortágua Math Trio.

Maria Mendes Quarteto & Orquestra Filarmonia das Beiras são, então, os protagonistas da última noite do Ovar em Jazz, no sábado. Caberá ao projeto Fuzzo, composto por três destacados músicos da cena jazzística galega (Virxilio da Silva, na guitarra, Xan Campos, nos teclados e Chus Pazos, na bateria), encerrarem o programa, pelas 23h00, no convidativo Bar do CAO.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.