Realiza-se esta quarta-feira, dia 19 de abril, das 9h00 às 12h00, o seminário “Are we all in this together?”, focado na temática da Ciência Cidadã, nomeadamente no empoderamento, inclusão e qualidade das contribuições dos cidadãos para a ciência. A iniciativa decorre na Universidade de Tampere (Finlândia), no âmbito do Projeto Resilient e do piloto ECIE, no qual a Universidade de Aveiro (UA) participa, e pode ser acompanhada online, via Zoom.
O seminário “Are we all in this together?”, que se irá centrar na temática da Ciência Cidadã e de que forma a ciência pode promover empoderamento, inclusão e equidade para os cidadãos.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, podendo ocorrer online,via Zoom,(Meeting ID: 646 4531 3542, passcode 994118), sem necessidade de pré-inscrição.
Um dos painéis contará com a participação de Ana Daniel, investigadora do GOVCOOP e docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da UA.
O seminário é organizado no âmbito do projeto piloto ECIE – “Establishing a community on empowering, inclusive and equitable citizen science within ECIU”, pelo projetoRESILIENT- Research nEtwork on reSILIEnt commuNiTies, em colaboração com a comunidade de investigação multidisciplinar da Universidade de Tampere,STUE -Sustainable Transformation of Urban Environments.
Os projectos piloto ECIEe RESILIENT são promovidos em parceria por seis instituições membros do consórcio ECIU: Universidade de Aveiro, Universidade de Twente, Universidade Cidade de Dublin, Universidade de Tecnologia de Kaunas, Universidade de Linköping, e Universidade de Tampere, sendo o projeto RESILIENT coordenado pela Universidade de Aveiro. Estes têm como objetivo fazer avançar o desenvolvimento de iniciativas de ciência cidadã e promover o empoderamento e a inclusão dos cidadãos, especialmente os de grupos minoritários, para que possam ter uma participação equitativa nas iniciativas de Ciência Cidadã.
O programa e mais informação sobre o seminário pode ser consultado através da página oficial“Are we all in this together?”.