AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Estágio de Dança entre os destaques do TA para os próximos meses

Artes

O Teatro Aveirense acaba de revelar a programação para o segundo quadrimestre. As propostas repartem-se por áreas como a música, o teatro, a dança, o novo circo e o cinema, numa época onde também são apresentados dois eventos especiais que têm marcado a agenda aveirense: os Reencontros de Música Contemporânea e o Estágio de Dança de Aveiro.

A música volta a ser uma área com presença forte na agenda do Teatro Aveirense, trazendo nomes como Isaura, Quarteto de Saxofones de Amesterdão e os Sangue Suor, havendo também lugar para a ópera, com a apresentação de “Xerxes”, de Georg Friedrich Händel, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, e “Debussy e Mélisande”, de Claudio Hochman, pelo Ensemble Musicamerata. A estes espetáculos junta-se a quarta edição dos Reencontros de Música Contemporânea, com a apresentação de mais de 40 obras entre 8 e 18 de maio.

No teatro, destaque para “Um Rufia nas Escadas, de Miguel Loureiro, “Bora Lá Laborar”, de Igor Gandra/Teatro de Ferro e “20 de Novembro”, de Manuel Tur.

Destaque especial no Teatro Aveirense para a presença do Teatro Nacional D. Maria II com o espetáculo “Casa Portuguesa”, de Pedro Penim.

Nota ainda para o lançamento de um livro com textos dos participantes do Laboratório de Dramaturgia do Teatro Aveirense.

As atenções na dança vão estar focadas no Estágio de Dança de Aveiro, que volta a contar com curadoria de Victor Hugo Pontes e reúne nomes de referência para sessões de formação intensiva, entre 2 e 8 de julho. Em paralelo, haverá uma exposição de fotografia dedicada aos 20 anos de carreira de Victor Hugo Pontes.

Destaque, também, para o novo circo. O Teatro Aveirense vai receber a companhia britânica Gandini Juggling e o seu espetáculo “Life”, considerado um dos dez melhores de 2022 pelo jornal The Guardian.

Neste quadrimestre, a sala de espetáculos de Aveiro recebe uma extensão da Festa do Cinema Italiano, nos dias 8 e 9 de maio, assim como as habituais sessões da rubrica Os Filmes das Nossas Terças, com a estreia de mais seis filmes.

Os mais novos vão ter a oportunidade de assistir ao espetáculo PaPi-Opus 8, da Companhia de Música Teatral, ou participar numa visita encenada para conhecer os quatro cantos do Teatro Aveirense, num espetáculo em andamento criado pela Companhia 285 e integrado na Odesseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

Para os próximos meses está também marcado um dos eventos de referência da Câmara Municipal de Aveiro: o Festival dos Canais, que este ano se realiza entre 12 e 16 de julho e que seguramente voltará a encher as ruas de Aveiro com dezenas de atuações em várias áreas artísticas.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.