AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A dança invade palcos, fábricas, escolas e o espaço público de S. João da Madeira

Artes

Tem início nesta quinta-feira e decorre até domingo, em S. João da Madeira, o evento “A Cidade Dança”. Uma organização da Câmara Municipal e da Play False | associação cultural, com curadoria da bailarina e coreógrafa sanjoanense São Castro e com o envolvimento de instituições locais.

Para assinalar o Dia Mundial da Dança (29 de abril), está de regresso a S. João da Madeira o evento “A Cidade Dança”, que decorre entre esta quinta-feira, 27 de abril, e domingo, 30 de abril, numa organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com a “Play False | associação cultural” e com curadoria da bailarina e coreógrafa sanjoanense São Castro.

No primeiro dia do evento, o programa inclui “Dança nas Fábricas”, que passará pelas empresas CEI, Belcinto, Cortadoria Nacional do Pêlo e Bulhosas, num roteiro do qual faz parte ainda a Oliva Creative Factory. À 21h30, no auditório dos Paços da Cultura, há uma sessão do ciclo “Alternativa à 5inta” dedicada à dança, com “It’s a long yesterday”, a que se seguirá um momento de conversa entre o público e as criadoras e intérpretes do espetáculo, Carminda Soares e Maria R. Soares.

Na sexta-feira, 28 de abril, ao longo do dia, a dança percorrerá fábricas e outras entidades ligadas à indústria sanjoanenses, nomeadamente a Viarco, o Centro de Formação Profissional do Calçado, a ERT, o Museu da Chapelaria, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Heliotextil. Uma atividade com a participação do Ginasiano Escola de Dança, em parceria com o Turismo Industrial de S. João da Madeira.

Igualmente ao longo do dia de sexta-feira, haverá sessões da oficina “A Dança e a Literatura”, para alunos do 4º ano do ensino básico, em escolas do concelho. Nesta atividade, através de exercícios práticos com enfoque no corpo e momentos de reflexão coletiva, propõe-se, com orientação de Catarina Câmara, “descobrir e inventar relações de sentido e de sentir entre o texto literário e o movimento”.

À noite, pelas 21h30, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo estará em palco na Casa da Criatividade, para levar ao público duasperformances - “Apperception Plotline” e “Requiem”, com coreografias de Margarida Belo Costa e de Vasco Wellenkamp, respetivamente.

Para sábado, 29 de abril, está programada uma masterclass com Margarida Belo Costa, a ter lugar na Torre da Oliva, entre as 10h00 e as 12h30. Uma iniciativa para maiores de 15 anos, com experiência na dança.

À tarde, a rubrica “Dança pela cidade” vai proporcionar – gratuitamente e para o publico em geral – performances no Centro de Arte Oliva, pelas 15h00, com Hugo Fidalgo e Liliana Mota. Às 16h15, ?no Largo da Capela de Stº António, irão dançar elementos doGinasiano Escola de Dança, da Academia de Bailado Liliana Leite, do CDN - Conservatório de Dança do Norte e da Turning Point Escola de Dança.

Também no sábado, às 21h30, é exibido nos Paços da Cultura, no âmbito do projeto “Cine S. João”, o filme “Um corpo que dança”, de Marco Martins,sobre o Ballet Gulbenkian, desde a suagénese no início dos anos de 1960 até à extinção em 2005.A entrada é gratuita.

O programa deste evento culmina no domingo, 30 de abril, com mais momentos – gratuitos e abertos ao público em geral – inseridos na rubrica “Dança pela cidade”, distribuídos por dois locais: Praça 25 de Abril(em frente àCasa da Criatividade), às 15h30, o Jardim Municipal (junto ao edifício do Fórum Municipal), às 16h00.

No primeiro desses locais, as performances serão do Armazém4e do CCD (Hip Hop). No segundo, haverá atuações do Clube A4, Be Dance Escola de Dança, CCD (Danças Latinas) CCDR FVR Grupo de Dança Movimentarte e Amigos das Danças.?

Para acesso às atividades deste evento com entrada/inscrição paga – nomeadamente os espetáculos que se realizam na Casa da Criatividade e nos Paços da Cultura e a mastercless da Torre da Oliva –, as pessoas interessadas podem adquirir ingressos na Bilheteira Online (https://casadacriatividade.bol.pt/) ou na Torre da Oliva (telefone 256 200 204), Junta de Freguesia / Paços da Cultura (256 200 541), Worten S. João da Madeira, FNAC ou CTT.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.