AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Tanto Mar” de abril associa-se ao festival “Vamos aos Cricos!”

Região

O Museu Marítimo de Ílhavo, no âmbito do Programa “Tanto Mar”, promove este este sábado, dia 29, a Conversa de Mar “Diversidade, Apanha e Comercialização de Bivalves da Ria de Aveiro”, às 17h00, no Navio-Museu Santo André.

Integrada no Festival Gastronómico “Vamos aos Cricos!”, esta conversa será orientada por Henrique Queiroga, professor e investigador da Universidade de Aveiro, que explicará os ecossistemas da Ria e os diversos tipos de bivalves, assim como a sua distribuição espacial. Paulo Lopes, presidente da APARA - Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro), abordará as características dos bivalves, as artes da apanha dos “cricos”, a comercialização e os métodos de produção sustentável. O documentário “A Ria por Dentro”, realizado por Ana Maria Rodrigues, estará também em análise.

O Programa “Tanto Mar” apresenta também no sábado, às 10h, a última sessão das “Oficinas com Risco- Ilustração com Fernando Correia”, biólogo e Ilustrador. Em cada sessão exploraram-se técnicas de Ilustração diferentes, nesta última sessão, “Finais Coloridos”, a técnica a ser utilizada é a dos lápis de cor.

No âmbito do projeto “Azul Petróleo Cuidar do Mar e cuidar do Planeta”, em parceria com CERCIAV, o Museu Marítimo promove uma recolha de lixo, entre as 10h e as 12h, com a Brigada Verde. A recolha será aberta à comunidade, e o lixo recolhido integrará o projeto final da construção de marionetas gigantes em forma de baleias que irão ser manipuladas no Festival do Bacalhau.

No âmbito da celebração do octogésimo aniversário da Mútua dos Pescadores, o Museu Marítimo de Ílhavo promove, às 17h30, na Fábrica das Ideias (Gafanha da Nazaré), a apresentação do livro “Na língua da Maré – crónicas de mar e mareantes, da autoria de Abel Coentrão e Hélder Luís.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.