AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Campus Jazz abre no Dia Internacional dedicado a género musical

Artes

A terceira edição do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro surge com a consolidação de uma programação eclética, dedicada à formação, investigação, mediação e promoção do jazz em Portugal e na região de Aveiro em particular. Trata-se de uma organização da UA através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à divulgação, documentação e investigação sobre Jazz, fundada em 2007 a partir do acolhimento do acervo de José Duarte, a que se juntaram vários outros.

O primeiro momento do Campus Jazz 2023 irá coincidir, como vem sendo hábito, com as comemorações do Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril, desta feita em parceria com o Município de Estarreja. A data é assinalada com um concerto duplo protagonizado pela Orquestra de Jazz da UA e pela Orquestra de Jazz de Estarreja que apresentam como solistas convidados, respetivamente, o músico estarrejense Miguel Valente e Eduardo Cardinho, docente da UA.

Eduardo Cadinho, vibrafonista, compositor e produtor, é um músico de relevo que se inscreve no vasto leque de convidados que têm vindo a apresentar-se com a Orquestra de Jazz de Estarreja. Esta Orquestra continua a elevar, bem alto, o Jazz e o nome de Estarreja, pelo percurso ímpar e notável desde a sua criação em 2012, resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz.

A Orquestra de Jazz da UA, constituída por alunos da Licenciatura e Mestrado em Música, apresenta neste concerto um repertório baseado em Jazz standards, bem como alguns temas contemporâneos de Jazz e música popular. A direção musical estará a cargo de João Martins, também docente da UA, e este concerto contará com a participação do saxofonista e compositor estarrejense Miguel Valente, vencedor do I Concurso Internacional de Jazz da UA, em 2021.

Carmen Souza, Jacky Terrasson e Shai Maestro

O programa do Campus Jazz inclui o concerto e masterclasse de Carmen Souza que cruza as linhas do Jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde. Os dois eventos realizam-se a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA. A masterclasse está marcada para as 15h00 e o concerto será às 21h30.

O reputado pianista francês Jacky Terrasson será, igualmente, um dos solistas em destaque nesta edição, acompanhado pelo Combo de Jazz da UA (a 9 de maio, 21h30, Casa da Cultura de Ílhavo). Também o Henrique Albino Quarteto (18 de maio, no espaço do Grupo de Experimental de Teatro da UA, GrETUA), projeto liderado pelo criativo compositor e multi-instrumentista pernambucano, apresentar-se-á no Campus Jazz, com apoio do programa Ibermúsicas, para uma masterclasse, um concerto e uma jam session.

De destacar ainda, nesta edição, a presença do consagrado pianista israelo-americano Shai Maestro que será convidado a tocar com a Orquestra de Jazz da UA (a 2 de junho, 21h30, auditório Renato Araújo, UA) oferecendo, ainda, duas masterclasses.

A atuação do projeto “Filactera”, liderado pelo conceituado guitarrista português Mário Delgado, docente da UA desde 2011, encerrará o Campus Jazz 2023, após a cerimónia de entrega de prémios da 3ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA.

As candidaturas ao Concurso Internacional estão abertas até 19 de maio. Mais informações sobre esta iniciativa integrada no Campus Jazz em https://www.ua.pt/pt/campusjazz/iii-concurso-internacional-de-jazz .

O trio vencedor da edição de 2022 do Concurso, THEMANDUS, integra também o cartaz principal do Campus Jazz com uma atuação a 25 de maio (às 21h30) no Centro de Artes de Águeda.

Investigação e conversas sobre Jazz

As Jazz Talks – a 2 de junho - estarão, novamente, na programação do Festival, desta vez dedicadas ao Jazz nos Media em Portugal e, em particular, à figura de Manuel Jorge Veloso (1936-2019), defensor do jazz e da liberdade, cujo espólio se encontra agora à guarda do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da UA.

Esta edição do festival contará, de igual forma, com duas Aulas Abertas – a 16 e a 23 de maio, às 14h30 - sobre os trabalhos discográficos mais relevantes da História do Jazz em Portugal no séc. XX. As escolas oficiais de nível secundário e profissional da região com formação na área do Jazz serão, uma vez mais, parceiras e beneficiárias diretas do Campus Jazz, participando nas masterclasses e apresentando-se em concerto em modelo de showcase (1 de junho, a partir das 15h00, auditório Renato Araújo, UA).

Os ingressos para este primeiro concerto do Campus Jazz, a 30 de abril, no Cine-Teatro de Estarreja, podem ser adquiridos através da BilheteiraOnline: https://estarreja.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121995-dia_internacional_do_jazz-cine_teatro_de_estarreja/ .

O Campus Jazz é organizado pelo Centro de Estudos de Jazz / Universidade de Aveiro.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.