AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Glockenwise, B Fachada, Luca Argel e Manuela Azevedo confirmados no Rádio Faneca

Palcos

O Festival Rádio Faneca está de regresso ao centro histórico de Ílhavo, entre 16 e 18 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, uma rádio que emite em FM, online e ao vivo, jogos, teatro e circo contemporâneo nos becos.

No cartaz musical, Tó Trips, Glockenwise (na foto), Zé Ibarra, B Fachada, Luca Argel e Manuela Azevedo com a Orquestra de Jazz de Matosinhos asseguram os concertos da noite, que nos dias 16 e 17 terminam com os dj sets de Helena César e João André Oliveira (Antena 3).

Nos concertos dos becos, que acontecem nas tardes dos dias 17 e 18, atuam Jasmim e Filipe Sambado, e ainda quatro duplas de artistas ilhavenses, que integram a plataforma PRAIA (do programa de apoio à produção local do 23 Milhas) desafiados a juntarem-se para tocar as próprias músicas, mas também a fazerem versões de músicas do projeto com que trabalham: Paula Cirino e Cláudio da Paula, Satha Lovek e Henrique Vilão, Rui Pereira e António Justiça e Equinócio e Wine on the Carpet.

No palco Rádio, há concertos de O Marta, Ana Lua Caiano e Pedro Branco toca Marco Paulo. A rádio, que emite em 103,9 em FM, mas também tem emissão online, e acontece entre as 10h e as 20h em todos os dias do festival, conta este ano com a condução de Marta Rocha (Antena 3) e Maria Inês Santos (23 Milhas) e promove os habituais discos pedidos, conversas, rubricas das várias estruturas do Município de Ílhavo e das associações locais e entrevistas com os protagonistas dos festivais: comunidade e artistas.

Nos projetos com a comunidade, destaque para o regresso do projeto Casa Aberta, interrompido pela pandemia, em que algumas casas do Centro Histórico de Ílhavo abrem portas a convidados que desconhecem para uma performance e um jantar. Este ano, o projeto é orientado pela poeta Francisca Camelo, que trabalha as memórias gastronómicas das famílias inscritas, em resposta ao mote do verso de Natália Correia: “a poesia é para comer”.

A programação do festival conta ainda com as Histórias nos Becos com a atriz Ana Madureira, a performance Masaje de la Visión, o projeto de teatro Soundcheck, do Teatro da Didascália, o espetáculo de circo contemporâneo Chá das 5 - Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega, os Jogos do Helder, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, e o Espaço do Brincar, no Jardim Henriqueta Maia.

A partir de um manifesto que convida à navegação mais lenta, o Festival Rádio Faneca, nesta décima edição, desafia o público a abrandar, desligar o piloto automático e explorar a cidade de forma mais lenta e contemplativa, identificando as pausas e os sinais de vida dos que a habitam.

O Festival Rádio Faneca é organizado pelo município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, e é gratuito.

* Créditos da foto: Renato Cruz Santos

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.