A universidade de Aveiro acolheu ontem a apresentação de “Essencial da Política Portuguesa”, uma coletânea de estudos organizada por António Costa Pinto, Jorge Fernandes e Pedro Magalhães, que retrata a democracia portuguesa. O evento, que decorreu no auditório Mestre Hélder Castanheira, teve moderação garantida por Carlos Jalali, professor da UA.
O livro, com 48 capítulos, que “oferece uma panorâmica ímpar, atual e sistematizada, sobre o país e o seu sistema político”, afirma fonte da UA, em comunicado. Originalmente publicado pela Oxford University Press, esta obra reúne contributos de respeitados investigadores nacionais e internacionais que abordam a democratização portuguesa desde a década de 1970, as instituições políticas, o envolvimento dos eleitores e a política de massas, os partidos e o sistema partidário, a contestação e os movimentos sociais, a governação e as políticas públicas, a participação na União Europeia e a política externa e de defesa de Portugal.
O evento de apresentação contou com a presença de Pedro Magalhães, investigador do ICS-ULisboa e coorganizador do deste livro, bem como de dois autores que assinam capítulos sobre aspetos da sociedade portuguesa com implicações diretas na política. Ana Espírito-Santo, professora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES-ISCTE) apresentou o seu estudo sobre género e política, com a análise sobre a participação das mulheres na vida política e económica e Marco Lisi, professor da Universidade Nova da Lisboa abordou o papel dos grupos de interesse, associações e sindicatos e o seu impacto na sociedade portuguesa.