O festival internacional “Pint of Science”, “Um fino com ciência” (tradução não direta), propõe um conjunto de tertúlias sobre ciência em ambiente informal em vários pontos do mundo. É considerado o maior festival de comunicação de ciência do mundo, pois decorre em 26 países, mais de 400 cidades, e passará por bares de Aveiro nos dias 22, 23 e 24 de maio. A primeira sessão é intitulada “A nossa ria”.
Da arte à matemática, da botânica à robótica, das línguas à neurociência, são vários os tópicos que serão tema de conversa nos bares portugueses de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa e Porto. O festival "Pint of Science", evento principal da organização sem fins lucrativos com o mesmo nome, com o objetivo de aproximar o público das descobertas científicas, vai também decorrer, portanto, na cidade da Ria, nos dias 22, 23 e 24 de maio.
Em Aveiro, os temas das sessões, todos os anos, são: Cabecinha pensadora: neurociência, psicologia e psiquiatria; Do 8 ao 80: física, química, matemática e astronomia; Com pés e cabeça: biologia humana, medicina e saúde; O nosso Mundo: geociência, botânica, zoologia e biologia; Ter muita lata: engenharia, robótica e computadores; e Chatear Camões: direito, história, política e línguas.
Só por si, as designações destes temas são um reflexo do maior objetivo destes três dias: simplificar e desmitificar ciência, de modo a ser acessível a todos. E nada melhor que um fino ou, dito de outro modo, uma imperial, a acompanhar e a brindar à ciência.
Um fino com ciência em 2023
O programa deste ano, em Aveiro, inclui dois oradores e investigadores, por cada sessão, que responderão e satisfarão a curiosidade dos participantes sobre as suas recentes descobertas e sobre o seu dia a dia. Nada melhor do que começar com a Ria (de Aveiro) e da sua importância.
Daniel Santos vai ser o primeiro orador apresentando o projeto VACALOURA.pt, projeto de ciência cidadã e exemplo de como a envolvência da comunidade é importante em projetos de investigação científica. Segue-se a investigadora Ana Sousa que falará de pradarias marinhas, áreas da Ria onde prolifera um conjunto de ervas e algas marinhas que deram origem aos termos moliço e moliceiro. Se dúvidas existem sobre a importância da Ria para a cidade, esta sessão é uma boa forma de ficar mais informado. O programa do “Pint of Science”, em Aveiro, vai ainda incluir outras cinco sessões sobre diferentes temas em distintos espaços: nos bares “Rockabilio”, “Alavarium”, “Maravilhas”, “Route 66” e “Yeah! Aveiro”.
Oprogramacompleto pode ser consultado emwww.pintofscience.ptou nas redes sociais. Os bilhetes para cada sessão estão à venda no Ticketline e têm o custo simbólico de 2,5 euros. Será possível também adquirir o bilhete no próprio dia, à porta do bar, pelo valor de 3 euros, caso a sessão não esgote antecipadamente.