AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ílhavo recebe três dias de teatro juvenil com Festival PANOS

Palcos

De 26 a 28 de maio, o Festival PANOS chega a Ílhavo, em parceria com o 23 Milhas, apresentando-se na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias (Gafanha da Nazaré). Pela primeira vez, este festival de teatro juvenil, que vai já na 15ª edição, realiza-se fora de Lisboa, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

O PANOS – palcos novos palavras novas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria, do BPI e da Fundação “la Caixa”, com coordenação de Sandro William Junqueira. O projeto encomenda anualmente peças originais a escritoras/es de renome, para serem representadas por adolescentes, com idades entre os 12 e os 19 anos, promovendo e valorizando o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias. Todos os anos, o projeto culmina no Festival PANOS, uma celebração coletiva e intensa da experiência teatral ao longo de três dias, nos quais são apresentados ao público seis dos espetáculos criados por grupos de teatro escolar e juvenil ao longo do ano.

Na edição de 2023, os grupos de teatro juvenil trabalharam a partir de textos originais de André Tecedeiro (O Ensaio), Djaimilia Pereira de Almeida (Irene) e Ondjaki (Duas pessoas & uma ilha sozinha).

Este ano, participaram no PANOS mais de 50 grupos de teatro juvenil espalhados pelo país. Destes, o júri do projeto selecionou seis peças para serem apresentadas no Festival, de 26 a 28 de maio. Os grupos selecionados foram: ORTAET_teatroaocontrário (Viana do Castelo); Luz & Arte, Agrupamento de Escolas de Arronches; Oficina de Teatro juvenil da Escola Secundária Artur Gonçalves (Torres Novas); Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém); Clube de Teatro GilTeatro (Alcochete); Laboratório P (Póvoa de Santa Iria).

No âmbito do Festival PANOS, será ainda lançado, no dia 27 de maio, sábado, às 16h00, o livro PANOS 2023, que compila os três textos originais da edição deste ano do projeto, numa apresentação que contará com a participação de Gonçalo Frota, Sandro William Junqueira e dos autores dos textos. Logo de seguida, será possível assistir ao debate Práticas artísticas com jovens — Atrás do PANOS, moderado por Bruno dos Reis e com a participação de Sara Vizinho (Grupo Quinto Palco), Rafael Barreto (CAF Lumiar) e Vanessa Madaíl (23Milhas). O dia de sábado terminará ainda com uma festa no Cais Criativo da Costa Nova, às 23h00, com um showcase de Prétu e DJ KØLD.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.