AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festival dos Canais retoma o formato habitual e traz 52 espetáculos

Artes

Reserve as datas na agenda: dias 12, 13, 14, 15 e 16 de julho, o Festival dos Canais volta a garantir uma dose extra de animação e de cor ao centro da cidade de Aveiro. A programação, cuja organização pertence à Câmara Municipal de Aveiro, regressa ao seu formato original, de quarta-feira a domingo - durante a pandemia, a autarquia optou por desdobrar a programação por dois fins de semana. O programa prevê "52 espetáculos", entre os quais "12 estreias em Portugal", destacou Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal, ao final da manhã desta sexta-feira, durante a apresentação do programa. A edição deste ano tem um orçamento de 600 mil euros.

Música, teatro, dança, novo circo, atividades para crianças e diversas outras áreas artísticas, sempre com entrada gratuita, irão encher cidade da ria de arte e cultura, nesta edição que será "quase uma ante câmara daquilo que irá acontecer em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura", realçou, por seu turno, José Pina, diretor do Teatro Aveirense e programador do Festival dos Canais.

Entre os destaques, o capítulo da música promete ser novamente marcante, podendo-se adiantar, no palco do Cais da Fonte Nova, um concerto com três das mais aclamadas vozes masculinas: Camané, Ricardo Ribeiro e António Zambujo. Nesse mesmo palco, também os D.A.M.A marcarão presença, desta vez com Buba Espinho a seu lado, assim como a Banda Sinfónica Portuguesa, o saxofonista Henk Van Twillert e a formação Vento do Norte numa atuação inspirada no pintor PietrMondriaan. Nos concertos de final de tarde, junto à Fábrica Centro Ciência Viva, estarão Wolf Manhattan, Da Chick, S. Pedro e The Lemon Lovers.

Noutros campos artísticos, e entre as muitas propostas, conte-se com a vinda da Cie. Bivouac e do seu espetáculo “Lemniscate”, uma performance em torno de uma complexa e apelativa instalação artística.

Também as criaturas misteriosas do espetáculo “Sylphes”, da companhia Aerial Strada, prometem dar nas vistas, com um grande espetáculo sobre a água. Já “Black Victorians”, da encenadora Jeanefer Jean-Charles, vem trazer uma reflexão sobre algumas questões históricas, enquanto o Collectif Maison Courbe propõe uma fusão entre dança e circo que convoca a arquitetura, em “Obake”, num projeto criado no âmbito de uma parceria entre Aveiro, Malmo (Suécia) e Rouen (França), com o apoio do EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists. Numa junção de fogo e percussão, a companhia Deabru Beltzak irá deambular pelas ruas numa impactante atuação, com a sua “Symfeuny”.

A Fanfarra dos Canais, criada pela Oficina de Música de Aveiro, será outro exemplo de deambulação musical pelas, desta feita numa deriva musical que junta músicos profissionais e amadores, num projeto de envolvimento da comunidade.

Regresso de locais icónicos

O Festival dos Canais voltará a contar com dois dos seus icónicos recintos: A Sala de eSTAR, com mobiliário doméstico adequado à sua designação, e a Funky Beach, uma praia em plena cidade, com toda a areia a que se tem direito. Ambos serão pontos de encontro ideais, com serviço de bar, concertos e DJs.

As crianças e as famílias voltarão a ser brindadas com diversas propostas, tendo para isso o espaço Seres da Terra, um recinto acolhedor e repleto de atividades inventivas.

Tal como na edição passada, o Festival dos Canais irá ser o ponto de encontro entre artistas, estruturas e organizadores de festivais nacionais com congéneres do País Basco, sendo para tal organizadas sessões de apresentação de propostas mútuas, com o propósito de gerar futuras parcerias. Uma ação que resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Governo do País Basco.

Pop-Up Chefs On Fire

Uma novidade desta edição é a organização de um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha. João Cura (Almeja), César Vitorino (Foco), Cristiano Barata (O Mercantel), Luís Gaspar (Sala de Corte), Pedro Braga (Mito) e Rafa Louzada (Gruta) são os chefs que irão dar a conhecer, entre 14 e 16 de julho, ao almoço e ao jantar, o que de melhor se cozinha na Região de Aveiro e no Centro de Portugal. A iniciativa inclui concertos de You Can’t Win Charlie Brown, Ditch Days, Best Youth, Cassete Pirata, Tiago Nacarato e Budda Power Blues.

Os bilhetes estão à venda no site oficial do Chefs On Fire, em www.chefsonfire.pt, e incluem 4 doses, com as bebidas pagas à parte. Doses extra podem ser adquiridas no local.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.