AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Este verão, não vai faltar música, desporto e gastronomia para animar o município ilhavense

Região

São mais de 40 dias de música, animação, desporto e gastronomia para usufruir durante o verão um pouco por todo o município. Reconhecendo o turismo como “um dos alicerces da economia” no concelho, a câmara de Ílhavo prepara-se para investir cerca de meio milhão de euros no programa “Verão em Ílhavo”, um conjunto de espetáculos, eventos, provas desportivas e festivais gastronómicos que João Campolargo apresentou hoje, no Cais Criativo da Costa Nova, em conferência de imprensa.

Com o Turismo a crescer em todo o país, e em particular na Região de Aveiro, o Município de Ílhavo aposta em cartazes turísticos capazes de atrair um maior número de visitantes, estimulando a economia local. “É através dos eventos que o nosso Município aumenta a sua atratividade turística, nacional e internacional, conjugando a dimensão patrimonial e histórica, que é fundamental, mas também pela oferta cultural e gastronómica”, sublinhou o autarca ilhavense.

O primeiro evento a acontecer é o Mareato, especialmente vocacionado para o público jovem e jovem adulto e que, este ano, foi antecipado para a primeira semana sem julho a pedido do Parlamento Jovem e do Conselho Municipal de Juventude. O Mareato realiza-se entre os dias 1 e 9 de julho, na Praia da Barra e na Costa Nova. De acordo com o edil, representa um investimento de 67 mil euros por parte da autarquia.

Do Mareato destacam-se os concertos, nos dias 7 e 8 de julho: no dia 7, há concerto do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com a banda alemã Shantel & Bucovina Club Soundsystem e a estreia da “Orquestra do Mar”, um projeto comunitário com jovens músicos das escolas de música privadas do município de Ílhavo. Nesta primeira edição, a Orquestra do Mar junta-se aos Lavoisier para reinterpretar o álbum “Por este rio acima”, de Fausto. No dia seguinte, há mais um concerto do Festim, desta vez, com os Electric Jalaba, de Marrocos e do Reino Unido, ao qual se segue o espetáculo dos Capitão Fausto. Além dos concertos – que terão lugar no Largo do Farol, na Praia da Barra - durante o Mareato haverá também programação diurna lúdica e desportiva, da qual se destaca, na Costa Nova, a Corrida Popular da Costa Nova do Prado (1 de julho) e a 14.ª Travessia da Ria a Nado e o 9.º Aquatlo (2 de julho) e, na Praia da Barra, a competição de cross-training Mare Challenge (8 e 9 de julho) e a Neon Run (9 de julho).

Terminado o Mareato, é altura de celebrar à mesa com os tradicionais festivais gastronómicos. O primeiro é o Festival da Sardinha, realizado pela APARA - Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro -, entre os dias 13 e 16 de julho, no relvado da Costa Nova, no mesmo local onde, de 27 a 30 de julho, se realiza o Festival do Marisco, organizado pelo Illiabum Clube. São “eventos representativos do dinamismo das associações locais” e que a câmara se compromete a apoiar através do suporte logístico e da sua divulgação por todo o país.

Já no mês de agosto, mais ainda antes daquele que é o maior evento gastronómico do município – o Festival do Bacalhau -, há que realçar a realização de mais uma edição da prova de surf feminino Miss Costa Nova Cup, de 2 a 4 de agosto, nas praias da Costa Nova, bem como o aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, assinalado no dia 8 do mesmo mês.

De 9 a 13 de agosto, regressa, então, o Festival do Bacalhau, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Este ano, com o intuito de “proporcionar melhores condições de trabalho às associações participantes”, a câmara vai alugar um novo modelo de cozinhas modulares, em contentores devidamente credenciados para o efeito, somando cerca de 15 mil euros ao investimento previsto para o certame.

Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo. Este ano, sobem a palco José Malhoa, no dia 9 de agosto, Anjos, a 10 de agosto, David Carreira, no dia 11 de agosto, Agir, a 12 de agosto e Sara Correia, a 13 de agosto.

Outro dos destaques da edição 2023 do Festival do Bacalhau é “Azul Petróleo”, um amplo projeto de criação comunitário multidisciplinar de cariz ecológico, que está a ser dinamizado desde fevereiro e que culminará com uma instalação e performance artística a ser apresentada no Festival do Bacalhau.

Em conjunto, e de acordo com dados avançados por João Campolargo, estes três festivais - iniciativas emblemáticas que, juntamente com a Festa do Pão (mostra de valorização do pão e do folar de Vale de Ílhavo que tem lugar no Jardim Henriqueta Maia e que, este ano, reuniu perto de 20 mil pessoas), o Festival “Vamos aos Cricos” (estreou-se este ano com bons resultados naquilo que é a promoção dos produtos da Ria) e o Festival Gastronomia de Bordo (agendado para o último trimestre do ano, celebra as iguarias confecionadas a bordo dos navios da pesca do bacalhau), completam a oferta do município de Ílhavo no que a eventos gastronómicos diz respeito - representam um investimento camarário superior a 400 mil euros.

FLO Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.