AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Pedro Molina Quartet com dois prémios no Concurso Internacional de Jazz da UA

Artes

À segunda, foi de vez. Pedro Molina, que já tinha participado no Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) com outro ensemble, conquistou na terceira edição do evento, com o seu quarteto, dois prémios: “Melhor Ensemble” e “Melhor Arranjo Original”. O coletivo Rute conquistou o prémio “Melhor Composição Original”. O Duarte Ventura Quinteto recebeu uma Menção Honrosa.

“Embora tenha contado com menos participantes, talvez tenha sido a que teve melhor nível”, considerou o presidente do júri do Concurso, Jorge Castro Ribeiro (professor da UA), salientando a “muito boa qualidade” dos ensembles concorrentes e que, perante essa evidência, o júri teve grande dificuldade em encontrar o vencedor.

O ensemble vencedor, liderado pelo contrabaixista galego Pedro Molina, apresentou arranjo original “Will I die, Nerfertiti”, combinação de dois temas, “Will I die, Miss? Will I Die?” (de Avishai Cohen) e “Nefertiti” (de Wayne Shorter), “criando atmosfera muito rica, com muito rigor e imaginação, execução primorosa”, explicou o presidente do júri. Este arranjo valeu ao ensemble o prémio de Melhor Arranjo Original.

Para além de Pedro Molina, o coletivo inclui ainda Miguel Meirinhos, ao piano, Filipe Dias, na guitarra, e Gonçalo Ribeiro, na bateria.

O ensemble Rute apresentou a composição “Anilam” que mereceu o prémio de Melhor Composição Original, tal a sua grande exigência técnica, criatividade e imaginação, referiu Jorge Castro Ribeiro, também professor da UA. O ensemble inclui João Tavares (trompete), Duarte Júlio (contrabaixo), Lucas Oliveira (saxofone), João Silva (bateria) e João Senra (guitarra).

Menção Honrosa foi atribuída ao Duarte Ventura Quinteto, “de qualidade absolutamente excecional”, assinalou o presidente do júri, do qual faz parte, para além de Duarte Ventura (vibrafone), Miguel Meirinhos (piano), José Almeida (contrabaixo) e Luís Possollo (bateria), ainda Miguel Valente (saxofone alto) que integrou o Miguel Valente Quarteto, vencedor do Concurso Internacional de Jazz da UA em 2021.

O júri é constituído, para além do presidente, por Joana Espadinha (docente, cantora e compositora), João Mortágua (saxofonista e docente), Abe Rábade (pianista galego) e Ana Paula Sousa (pianista, compositora e docente). Este concurso é uma das iniciativas incluídas no Campus Jazz – Festival de Jazz da UA.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.