Já se sabia que as novas bicicletas BUGA não seriam de uso gratuito, na certeza de que isso não seria impeditivo para que recebessem o nome do modelo original. Em vez de Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro, a nova frota, já em circulação, pode vir a ser designada de "Bicicletas Urbanas Gostosas de Aveiro", sugeriu Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, durante a sessão de ativação das novas BUGAs. São mais de 200 e podem ser encontradas em 20 docas, devidamente assinaladas.
A nova frota, que resulta de um investimento na ordem dos 500 mil euros, é composta por dois modelos diferentes: um, mais leve, que corresponde à bicicleta tradicional, e outro, mais pesado, concebido para vir a levar motor auxiliar e bateria.
O acesso às novas bicicletas passa a ser feito através de uma App, estando também disponível um cartão físico para aqueles que não pretenderem recorrer à aplicação móvel. Estes cartões podem ser adquiridos no Centro Cultural e de Congressos, na Loja BUGA (junto ao Mercado Manuel Firmino), e na antiga Estação de caminho de ferro.
O tarifário varia conforme se pretenda uma utilização frequente ou esporádica, na certeza de que os utilizadores fidelizados têm acesso a um preço mais baixo.
Entretanto, o modelo antigo irá manter-se em circulação, fiel ao princípio de "utilização gratuita".