No dia 1 de julho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro abre as portas a toda a comunidade para comemorar o seu 19º aniversário. Dentro e fora de portas, a festa e a animação estão garantidas com um programa de atividades para todas as idades. Exposições, experiências, desafios e um show de ciência: o difícil vai ser escolher.
Das 15h00 às 18h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica decorrerão várias atividades como programar robôs MBots e Ozobots, fazer animações Stop Motion, construir lanternas de papel, dançar com robôs, plantar e espreitar à lupa manjericos e ainda ficar “eletrizado” numa atividade de pôr com os cabelos em pé. Neste mesmo horário estarão abertas para visitas as exposições “Mãos na Massa” e “E se Mendeleev estivesse aqui?”. Os mais pequenos poderão ainda contar com insufláveis e a animação surpreendente de um “escultor” de balões.
Às 16h00, miúdos e graúdos estão convidados a assistir ao show de ciência “Física Viva”, no auditório da Fábrica, e a surpreenderem-se com a física que nos rodeia.
Em dia de festa, não pode faltar o momento de brindar e cantar os parabéns à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, previsto para as 17h00. Este momento contará com a presença do vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, e do diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo. A entrada do evento é livre, sem necessidade de inscrição prévia.