Faltam poucos dias para a edição deste ano do Percursos Sonoros. O festival, que se realiza no dia 28 de setembro, no Parque da La Salette, em Oliveira de Azeméis e que conta com artistas como Martin Harley, Bardino, Sensible Soccers, Gator, The Alligator e CelesteMariposa, irá chegar a um público-alvo mais abrangente através de uma panóplia de atividades culturais que vão para além dos concertos e que aproximam o público do património cultural que têm à sua disposição.
Para recuperar as memórias da antiga biblioteca infantil, situada em tempos no parque infantil, surge a atividade “Histórias sonoras, livros com música”, um projeto de David Leão e Ivo Prata, dinamizado em parceria com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Será ainda lançado um projeto de bookcrossing, em parceria com a associação aveirense AgoraAveiro, em que junto à antiga biblioteca infantil espaço será inaugurada uma mini biblioteca dentro de um frigorífico.
O Café do Lago será palco de uma conversa informal com a temática “Eventos culturais e o seu impacto no património cultural”, onde se pretende uma troca de ideias sobre o papel dos eventos culturais na preservação, valorização e transmissão do Património Cultural.
Nesta conversa estão confirmados Rui Luzes Cabral, atualmente vice-presidente da câmara municipal da Oliveira de Azeméis, sócio fundador da Signinum, Gestão de Património Cultural, uma das maiores empresas de valorização e conservação do património edificado, e Ana Sofia Oliveira, mestre em Gestão e Programação do Património Cultural, fundadora do festival Percursos Sonoros.
Por sua vez, o Berço Vidreiro será palco de uma viagem à história do vidro em Oliveira de Azeméis, com a atividade “O vidro em Oliveira de Azeméis - Uma História”. Não seria possível falar de Oliveira de Azeméis sem mencionar o seu importante papel na história do vidro. Nesta viagem vai ser possível conhecer como se produzia o vidro há séculos e quais as técnicas usadas, bem como a importância da atividade no concelho desde que foi criada em Oliveira de Azeméis a primeira fábrica de vidro do país.
São muitas as propostas lançadas pelo Percursos Sonoros. Umfestival organizado pela Incentivo Positivo – em parceria com acâmara e o conselho municipal da juventude - e que conta com entradas gratuitas.