AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Gastronomia e música à volta da fogueira. "Chefs On Fire Pop-Up" até domingo, em Aveiro

Gastronomia

Já arrancou o Chefs On Fire Pop-Up Aveiro. Três dias, seis refeições e muita música, num evento em que os produtos da zona Centro são protagonistas e o fogo o seu elemento congregador. A Aveiro Mag esteve no Parque Infante D. Pedro a convite da organização para acompanhar o primeiro dia do evento.

Provámos uma tosta de rosbife à portuguesa com cogumelos na brasa, preparada pelo chef Luís Gaspar (do restaurante Sala de Corte) com carne de vaca Marinhoa, característica do Baixo Vouga Lagunar. Seguimos com uma proposta do chef Cristiano Barata – que reabriu recentemente o restaurante Mercantel, em Aveiro –, um arroz de algas de Aveiro, bochechas de bacalhau e coentros preparado ao fogo em caldeirões de ferro. Neste primeiro dia de Chefs On Fire Pop-Up em Aveiro, este chef aveirense é também o autor do prato vegetariano: uma “bifana” de cogumelos pleurotus. Já a sobremesa esteve, novamente, a cargo do chef Luís Gaspar, que apresentou um ananás dos Açores na brasa com cremoso de doce de ovos.

Amanhã, dia 15, as refeições serão preparadas pelos chefs Pedro Braga, do Mito, e João Cura, do Almeja. Quem visitar o evento no domingo, poderá provar as propostas gastronómicas dos chefs Rafaela Louzada, do Gruta, e César Vitorino, do Foco. Quanto à música, Ditch Days, You Can’t Win, Charlie Brown, Cassete Pirata, Best Youth, Tiago Nacarato e Budda Power Blues foram os artistas e bandas escolhidos para animar estes dias de boa comida à volta do fogo.

Recorde-se que o formato “Chefs On Fire - Pop Up” é um “spin-off” mais exclusivo e intimista daquele que foi considerado o evento gastronómico do ano em 2022. “Este é o Pop-Up com maior sucesso que já fizemos”, afirma Gonçalo Castelo-Branco, produtor-executivo do Chefs On Fire. A organização prevê servir mais de 2500 refeições nestes três dias. “É a primeira vez que estamos a 98% de taxa de ocupação antes de abrir portas. É um sucesso, acho que foi o que esgotou mais rápido até hoje. O sítio é mágico, parece que foi desenhado para receber este festival, e fomos tremendamente bem-recebidos”, assegura Gonçalo, que vê a integração do evento no Festival dos Canais como uma forma de “relembrar que a comida também é uma forma de cultura”.

*Fotos:Afonso Ré Lau

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.