AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Inteligência artificial em destaque no 27.º festival de cinema de Avanca

Artes

“A inteligência artificial vai marcar a edição deste ano”, introduziu António Costa Valente, diretor do cineclube de Avanca, na apresentação do 27.º AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, esta tarde, em conferência de imprensa transmitida a partir do cineteatro de Estarreja. O histórico festival de cinema – nas palavras de Diamantino Sabina, presidente da câmara, “o certame mais internacional do concelho de Estarreja” – arranca já no próximo dia 21 de julho, sendo que as competições internacionais decorrem entre os dias 26 e 30.

Procurando “estar próximo das inovações que a tecnologia vai dando ao cinema e a forma como o vai transformando”, este ano, a organização aposta na inteligência artificial como temática em destaque. Da redação dos textos da organização aos workshops – um deles, por exemplo, sobre a construção de storyboards com recurso a IA –, passando pela seleção dos filmes a concurso – boa parte deles recorre a ferramentas de IA ao nível do som ou da imagem – ou pelo lançamento do novo número da revista International Journal of Cinema, o encontro do cinema e a produção cinematográfica com a inteligência artificial vai ser tema transversal a todo o festival. “ construir um espaço de debate. Vamos ter alguns críticos e um realizador, numa das noites, a olhar para a inteligência artificial, falar sobre ela, perceber os seus limites (se é que os tem) e, sobretudo, percebermos qual a sua dinâmica de futuro” no que ao cinema diz respeito, avança Costa Valente.

Mas a 27.ª edição do AVANCA não fica por aqui: “Cineconcertos”, “o papel das criptomoedas na curadoria” e “cinematografia em 360 graus” são outros dos assuntos de relevo no evento de 2023, ano em que o cineclube de Avanca está a comemorar o facto de ter “ultrapassado a barreira dos 500 prémios” atribuídos em todo o mundo às suas produções ou co-produções.

O AVANCA Film Festival tem lugar no cine-teatro de Estarreja – onde será exibida a longa-metragem argelina que vencedora da edição anterior do certame –, no auditório paroquial de Avanca, no Apeadeiro de Canelas – local onde, além da exibição de cinema, estará patente uma exposição de fotografia da artista plástica Angela C. –, bem como em outros espaços no concelho.

.

Estarreja quer ser “Cidade Criativa do Cinema”

Ainda no contexto da apresentação da 27.ª edição do AVANCA Film Festival, Isabel Simões Pinto, vereadora da câmara de Estarreja – este ano, a autarquia assume um apoio ao festival na ordem dos 25 mil euros –, sublinhou a importância de o festival estar presente em todo o território, frisando a ambição do município vir a afirmar-se como “Cidade Criativa do Cinema”.

“Queremos, em conjunto com o cineclube, fazer caminho no sentido de, em 2025, podermos apresentar uma candidatura à rede de cidades criativas da UNESCO na área do cinema”, disse a vereadora. “Temos tudo o que é necessário. Só precisamos de trilhar caminho com a Filme Comission do Centro, que também já está engajada neste processo, com o Turismo do Centro e com outros parceiros que possam vir a juntar-se”. Uma forma de valorizar a dimensão criativa e a capacitação da comunidade que o festival de cinema de Avanca tem proporcionado, bem como de alavancar outras questões, como é o caso da sede do cineclube, “ponto essencial para impulsionar ainda mais a criação fílmica no nosso território”, na opinião de Isabel Pinto.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.