O município da Murtosa lançou a edição 2022 do Concurso de Jogos Florais que terá como mote “A Vida dos Cais” e decorrerá nas modalidades de pintura, conto e poesia.
Os trabalhos a apresentar não deverão exceder a 10 páginas, em formato A4, na modalidade de poesia, e as 30 páginas, em formato A4, na modalidade de conto.
Serão atribuídos 736,71 euros para o primeiro classificado, 553,01 para o segundo e 369,29 euros para o terceiro, em cada uma das modalidades.
Podem concorrer os residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Os trabalhos devem ser entregues no gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal da Murtosa até ao dia 31 de outubro de 2023.
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação Cultural do Município ou em: https://www.cm-murtosa.pt/p/concursos
A vida dos cais
Lugares de partidas e chegadas, os cais e ancoradouros da Murtosa testemunham a profunda e ancestral ligação das gentes Murtoseiras à Ria de Aveiro.
Plantado em pleno coração da Ria, o território marinhão assumiu, no passado, uma importância capital enquanto grande plataforma logística da região, que tinha na laguna a via de comunicação privilegiada entre os vários territórios ribeirinhos.
Muitos daqueles que hoje buscam a beleza natural e a serenidade dos nossos cais e ancoradouros não imaginam o bulício e azáfama que caraterizavam outrora aqueles sítios, com o movimento incessante de gente e de mercadorias. Quantas histórias e vidas se cruzaram nestes espaços, onde terra e água se tocam, no ciclo incessante das marés.
Na atualidade, os cais e ancoradouros continuam a ser locais de relevantes vivências, seja enquanto infraestruturas de apoio à pesca ou à atividade marítimo-turística, ou como referenciais privilegiados de contacto com a enorme riqueza natural e paisagística, pontuando os trilhos pedonais e cicláveis que bordejam a ria.