Terminada a competição de filmes do 27º Avanca Festival de Cinema, o mês de agosto é ainda marcado com a continuidade da exposição de Angela C no espaço Estação Viva em Canelas.
Até 26 de agosto, e por agendamento, é possível visitar a exposição que decorre no antigo apeadeiro de comboios de Canelas. Recentemente renovado, neste espaço emblemático da arte contemporânea na região de Aveiro, é possível espreitar um navio onde sempre se espreitou comboios.
“Devagar” é uma exposição de imagens fotográficas que, segundo o catálogo são “Imagens afeiçoadas a uma viagem, uma paragem, Gil Eanes no seu enclave de luz”.
As fotografias de Angela C acontecem à volta do antigo Navio-Hospital que, resgatado da sucata a 31 de janeiro de 1998, mora hoje nas águas de Viana do Castelo.
A autora relembra Bernardo Santareno, que foi o psiquiatra deste Navio, o cardiologista transmontano António Ferreira Lobo, e Mário da Costa F. Esteves, o último Capitão do Navio Gil Eanes, de quem o filho diz ser “alguém que conhecia a sua profissão, que o levou a locais proibidos pelo regime político da altura, nunca tendo negado aos marinheiros de outras nacionalidades ou credos, o seu apoio ou o dos seus homens”.
Angela C, assumidamente transmontana mas com um trabalho crescente no Minho, é artista plástica e poetisa, ultrapassando fronteiras entre o desenho, a fotografia e o vídeo. Doutorada em artes e educação, é docente na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com a curadoria de Mário Afonso, esta mostra integra o conjunto de acontecimentos que marcam a edição nº 27 do Avanca – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, um evento que anualmente o Cine Clube de Avanca organiza com o Município de Estarreja e que conta com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca e diversas entidades e empresas da região.