AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cânticos das Sereias regressam ao Cais Criativo da Costa Nova

Sem categoria

O ciclo de programação Cânticos das Sereias regressa ao Cais Criativo da Costa Nova para uma terceira edição que apresenta os concertos de Maria Monda (18 de agosto) e COBRACORAL (25 de agosto). O ciclo, promovido pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que teve duas edições (2016 e 2022), desafia as vozes femininas a serem protagonistas de concertos à beira-mar, para “aplicar depois do sol”, no espaço privilegiado e soalheiro do Cais Criativo.

Depois de contar, nas edições passadas, com nomes como o de Surma, Rita Vian, A Garota Não ou Joana Alegre, este ano o foco está no instrumento vocal, nos silêncios e nas respirações, no ritmo e nas modulações possíveis do som, do gesto e do corpo todo enquanto intérpretes do que é dito e do que fica por dizer.

Maria Monda são Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso e partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar é limpar, arrancar as ervas daninhas, deixando o essencial para que tudo floresça, e para as Maria Monda a essência está no tecer das vozes.

As COBRACORAL são Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli (na foto). Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida. Exploram o potencial da voz através do uso de efeitos sonoros e do gesto, para amplificar a experiência aural que sugere a extensão da voz para além dos limites elétricos e corporais. O movimento dos corpos também molda o som, tal como um eco artificial, um delay, ou uma mudança de tom.

Os concertos arrancam às 19h00, no Cais Criativo da Costa Nova. Os bilhetes custam 5 euros, com vários descontos aplicáveis, e estão disponíveis na bilheteira do Cais Criativo, aberta de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e online, na BOL.

* Créditos da foto: Renato Cruz Santos
Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.