A cidade de Aveiro prepara-se para viver uma semana com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura. A decorrer entre os dias 7 e 13 de outubro, as iniciativas Techdays Aveiro, Criatech e Prisma/Art Light Tech, prometem animar a cidade com várias conferências, exposições, instalações artísticas, performances e outras experiências para os cidadãos aveirenses e seus visitantes.
O primeiro evento a arrancar é o Criatech - começa no dia 7 de outubro e estende-se até ao dia 13 - e apresentará no interior de alguns espaços públicos da cidade, peças e artistas de referência nacional e internacional.
Esta edição do Criatech será feita de 23 ações, entre as quais 17 instalações interativas e quatro performances (com três concertos), envolvendo 20 artistas de sete nacionalidades diferentes.
O evento vai estender-se por 13 espaços de Aveiro, desde o Museu de Arte Nova à Igreja das Carmelitas e ao Teatro Aveirense, por exemplo, numa distribuição que não esqueceu as ruas da cidade e a interpelação do seu quotidiano.
Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público em geral, desde o familiar ao especializado, no que se incluem os visitantes da cidade nos seus percursos turísticos.
De 10 a 12 de outubro, os holofotes viram-se para o Techdays Aveiro. A edição deste ano contará com diversas conferências, onde serão debatidos diversos temas relevantes no panorama atual, desde os novos modelos de governação de cidades inteligentes, à transformação digital na indústria, passando pelo 5G, competências do futuro e arte aliada à tecnologia. O evento irá contar com oradores de referência nacional e internacional das áreas académicas, artísticas, empresariais e governativas.
Prisma em edição estreia
Destaque, ainda, para o lançamento do Prisma - Art Light Tech, nos dias 11 e 12 de outubro. O Prisma assume a luz como o seu elemento central, a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte. Combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz, decorrendo em vários espaços da cidade com a presença de artistas de renome internacional.
A estreia do Prisma faz-se com 10 pontos de fruição da luz, num circuito aberto que passará por lugares como a Praça da República, o Parque da Baixa de Santo António e o Museu de Aveiro / Santa Joana, incluindo os canais da Ria de Aveiro. Entre os artistas presentes contam-se figuras de países como Japão, Alemanha, República Checa e França, havendo lugar para um artista nacional através de uma convocatória ainda a decorrer.
A música não foi esquecida, estando marcada a presença de um DJ e um MC para animar uma batalha de sketchers digitais e uma actuação de música clássica em interação com a luz no coreto do Parque Infante Dom Pedro.
Segundo destacou o presidente da autarquia, Ribau Esteves “a junção destes três eventos numa única semana, é uma opção de gestão para potenciar as suas interligações e para a sua maior visibilidade”.