Foi já apresentado o programa da edição deste ano do National Geographic Exodus Aveiro Fest. O festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura voltará a juntar os melhores profissionais destas áreas, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro.
Fotógrafos e videógrafos de renome mundial, que trabalham regularmente com a National Geographic, a Time Magazine, Magnum Photos, a Esquire, a Red Bull, a DJI e muitos outros, têm já viagem marcada para rumar à cidade da ria. Corey Rich, Daniel Berehulak, Danielle Da Silva, David Chancellor, Frans Lanting e Joel Santos estão entre o leque de oradores da edição deste ano.
Referência, ainda, para os fotógrafos Justin Mott, Philip Lee Harvey, Krystle Wright e Veronique de Viguerie, igualmente confirmados no festival cujo programa é marcado por palestras, masterclasses, mesas redondas e sessões de debate.
Este ano, tal como vem sendo hábito, o Exodus abraça uma causa, canalizando parte dos seus lucros para uma entidade que trabalhe na conservação ambiental ou em projetos sociais. Depois de ter apoiado a Associação BioLiving, em 2017, e a Amnistia Internacional, em 2018, o festival centra, agora, atenções na FotoEvidence Press, uma organização não governamental de fotojornalismo que trabalha em parceria com o World Press Photo.
Nesse âmbito, oNational Geographic Exodus Aveiro Fest decidiu produzir uma exposição comemorativa dos 10 anos da FotoEvidence Press. A mostra está patente ao público no Museu Arte Nova, em Aveiro, até ao dia 20 de outubro – a inauguração aconteceu no passado dia 4 de outubro (ver fotos). Uma coletânea de trabalhos de fotojornalismo de causas humanitárias, assinados por 16 autores.
* Créditos das fotos: Pedro Cerqueira