É já no dia 5 de outubro, às 17h00, que a Severi promove o último Encontro da Memória, na freguesia de Couto de Esteves. Desta vez, as crianças e jovens terão a oportunidade de participar numa desfolhada, trautear canções e ir à descoberta do milho rei.
Com este encontro chega ao fim a primeira fase de recolha de história. Posto isto, será construída uma peça de teatro original que contará com o envolvimento comunitário de crianças e jovens.
Os Encontros da Memória decorrem no âmbito do projeto Primeiro Palco, que visa promover o contacto intergeracional entre crianças e jovens e idosos e resgatar histórias de vida que serão trabalhados artisticamente e transformados numa peça de teatro. “Os participantes têm tido oportunidade de descobrir a história do concelho e integrar um conjunto de atividades que o tempo tem deixado adormecido”, realça direção da Severi, enumerando” a visita às Cooperativas de leite, às minas do Braçal e à Fábrica das Massas Vouga, tudo atividades económicas que já não existem no concelho, mas que, noutros tempos foram muito relevantes para o desenvolvimento de Sever do Vouga e pioneiras no país”.
No total, até ao momento, este projeto já integrou mais de 50 crianças e jovens entre os 5 e os 16 anos e duas dezenas de idosos. Feitos os encontros, será desenvolvida pela equipa criativa um projeto teatral que implicará a apresentação de uma performance em cada freguesia e de um grande espetáculo final a apresentar em 2024, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga. Em palco estarão as crianças e jovens severenses e também os idosos que serão envolvidos em todo o processo artístico que se seguirá.
O projeto Primeiro Palco-Prémio Infância é apoiado pelo Banco BPI, Fundação "la Caixa" "e Município de Sever do Vouga e conta com uma rede de 14 parceiros.