Está oficialmente aberta a quarta edição da Aveiro Tech Week.Até domingo, dia 8 de outubro, a cidade da ria serve de palco a inúmeras atividades ligadas à tecnologia, e também à cultura e à educação, por conta do programa que junta os eventos Techdays e Prisma/Art Light Tech - este ano, este último passa a integrar, também, as ativiades do Criatech. A sessão de abertura ocorreu ao final da manhã desta segunda-feira, no Teatro Aveirense, e contou com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
No discurso que proferiu durante a cerimónia oficial de abertura da Aveiro Tech Week, o governante fez questão de realçar a importância de o país ter "cidadãos e cidadãs capazes de tratar o digital por tu", na certeza de que essa capacitação os ajudará a desenvolver "um pensamento crítico e multifacetado para entenderem riscos como os da desinformação (tão perniciosos para as democracias), ou os dos vícios dos jogos on-line, do bullying infantil ou do roubo da identidade digital ou bancária ou dos ataques ciber, ao mesmo tempo que beneficiam das grandes oportunidades que o digital nos oferece na criação de valor económico".
Depois de elencar alguns dos programas e iniciativas que têm vindo a ser promovidas para aumentar a literacia digital da população, Mário Campolargo garantiu que "Portugal está a fazer progressos". Tendo por base os mais recentes indicadores, "mais de metade da população entre os 16 e os 74 anos possui pelo menos competências digitais básicas" e "a percentagem de mulheres especialistas em TIC é de 20,4%, acima da média da UE de 18,9%". "E isto reflete-se obviamente, e por exemplo, na percentagem de utilizadores dos serviços de governo digital em que crescemos muito o ano passado para atingirmos 80,8% enquanto a média da UE se fica pelos 74,2%", sustentou.
Só com esta capacitação digital, afirmou Mário Campolargo, é possível "criar, e também aproveitar, ecossistemas inovadores como aquele que já é característico de Aveiro e que se torna particularmente evidente na mostra da Aveiro Tech Week".
A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aveiro prevê um vasto programa de atividades, ao longo dos próximos dias, e entre as quais se inclui a inauguração das instalações do Porto Digital, segundo destacou Ribau Esteves, presidente da autarquia. Aquele que é tido como um dos principais polos de tecnologia do Brasil, o Porto Digital, irá abrir um hub em Aveiro, ficando sediado, temporariamente, no Parque de Feiras e Exposições.
Na sessão de abertura participaram também João Paulo Firmeza, diretor de Estratégia de Inovação e Digital da Altice Labs, Rui Lopes, presidente executivo da Inova-Ria, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro.