Casa cheia para a homenagem a um dos mais destacados militantes do Partido Socialista de Aveiro. O auditório da sede da Assembleia Municipal de Aveiro (antiga capitania) encheu-se, esta quinta-feira, de militantes e simpatizantes para a Conferência de Homenagem a Carlos Candal, falecido a 18 de junho de 2009.
O antigo advogado, deputado, eurodeputado e presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, foi evocado no Dia da Implantação da República, data que "tem muito a ver com Carlos Candal, grande democrata e republicano", começou por destacar Nuno Marques Pereira, membro do secretariado distrital da Federação do PS Aveiro.
Esta homenagem insere-se numa iniciativa que irá compreender a evocação de um outro socialista aveirense já falecido. Fernando Rocha Andrade será lembrado numa conferência de homenagem a ter lugar em 2024 (em data ainda a marcar). "Cada uma destas conferências são dedicadas a temas que têm a ver com os interesses de cada um dos homenageados. A do Dr. Candal é sobre as questões da Europa e do parlamentarismo; e em relação ao Rocha Andrade serão as questões das finanças públicas, impostos e fiscalidade", explicou Marques Pereira.
A sessão dedicada a Carlos Candal, contou com a participação de personalidades como Edite Estrela, vice-presidente da Assembleia da República, Eurico Brilhante Dias, líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República, Jamila Madeira, deputada à Assembleia da República, e Alberto Souto, ex-presidente da Câmara de Aveiro e presidente da SEDES Aveiro.
Entre os presentes esteve ainda Afonso Candal, filho de Carlos Candal, também ele antigo deputado à Assembleia da República e ex-líder do PS Aveiro.