A pianista e multi-instrumentista, Mariana Miguel, prepara-se para apresentar o seu álbum de canções originais, “piano oceano”, em salas de todo o país, a começar já este sábado, 14 de outubro, pelas 21h00, na Cossoul (Lisboa).
O espetáculo que dá a conhecer o primeiro disco da artista, editado em 2022 e totalmente tocado dentro do piano, com recurso a técnicas não convencionais e piano preparado, conta com vídeo- projeção ao vivo, operada por Miguel Estima, que permitirá à plateia a imersão dentro do piano e do imaginário aquático.
Novembro marca a primeira parte da tour, com a passagem por pontos como o Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha, 16 de novembro, pelas 21h30), o Festival Som Riscado (Loulé, 26 de novembro, pelas 17h, com workshops para famílias), e a Bienal de Cerâmica Artística (Museu Santa Joana, Aveiro, 30 de novembro, pelas 21h30), onde apresentará a versão expandida e interativa de barro-piano-oceano.
Já em 2024, também a Casa da Música (Porto, 3 e 4 de maio) acolherá o espetáculo.
“piano oceano” tem como inspiração as paisagens rurais de Oliveira do Bairro, de onde é natural Mariana Miguel, nomeadamente, a zona do rio Cértima, e tem como referência o trabalho de compositores como Béla Bartók, John Cage e Helmut Lachenmann, e o músico e compositor Mário Laginha.
O álbum faz parte de um projeto apoiado pelo município de Oliveira do Bairro, através do programa de apoio à cultura lançado em 2020, devido à pandemia.