AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Milha apresenta novas criações de artistas e escolas de Ílhavo

Sem categoria

A Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo - regressa a Ílhavo e à Gafanha da Nazaré a partir desta sexta-feira, 20 de outubro, e decorre até domingo, 22 de outubro. Desde 2017 que a Milha chama a criação e promove a apresentação de espetáculos criados por artistas, associações e escolas locais, apresenta novos projetos e cria encontros imprevistos entre os músicos ilhavenses. Esta sétima edição tem como manifesto a ideia de resistência e transgressão no ato da criação, partindo do tema da desobediência que a Companhia Jovem de Dança de Ílhavo trabalha no espetáculo deste ano.

Destaque para os concertos das duplas da PRAIA, plataforma de artistas ilhavenses, integrada no programa de apoio à produção local do 23 Milhas, que desafiou oito projetos a trabalhar juntos, avançando o primeiro resultado dessa colaboração no festival Rádio Faneca. Cláudio da Paula e Paula Cirino, António Justiça e Rui Pereira, Henrique Vilão e Satha Lovek e Equinócio e Wine on the Carpet apresentam agora a música que criaram em conjunto, em quatro concertos inéditos que acontecem no Convés da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e no foyer e no subpalco da Casa da Cultura de Ílhavo.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo apresenta a sua quarta criação, “AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência”, com a direção artística de Joana Castro, música original de Diogo Sarabando e o desenho de luz de João Brito, questionando a obediência do coletivo e alguns temas políticos e sociais da atualidade, a partir da discussão entre artistas e intérpretes do espetáculo. A Companhia tem a direção artística do coreógrafo Luiz Antunes e mantém a parceria com as escolas de dança locais: IP Arabesque, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Fulldance Studio.

Depois da estreia no Mareato, a Orquestra do Mar, criada este ano a partir de um desafio do 23 Milhas às escolas de música do Município de Ílhavo, regressa ao palco para interpretar o disco “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias. Alunos e professores das escolas Arte & Som, Serenata e Coda juntaram-se a Roberto Afonso e Patrícia Relvas dos Lavoisier para tocar o primeiro de alguns discos portugueses que serão lembrados e interpretados pelo projeto da Orquestra do Mar.

A Academia de Belas Artes de Ílhavo, que inaugura, no último dia da Milha, uma exposição dos 10 anos de trabalho no ensino de artes plásticas, trabalhou com os seus alunos no cenário deste espetáculo, tendo desenhado um painel com a capa do disco "Por este rio acima" e alguns elementos arquitetónicos do Município de Ílhavo.

Na primeira noite da Milha, Manel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta, que admite ter uma forte ligação às Gafanhas, apresenta-se a solo na Fábrica das Ideias. Na mesma noite, o ilhavense Dj Roger apresenta a sua seleção de canções de rock and roll, funk e soul. No último dia da Milha, o rapper Skidow e o coletivo Ligação Frontal apresentam parte do resultado do seu trabalho com xullaji, em julho, durante a residência artística do músico na Gafanha da Nazaré.

A exposição dos 10 anos da Academia de Belas Artes de Ílhavo fica no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo até ao dia 22 de novembro. Os bilhetes para os espetáculos da Companhia Jovem de Dança, para a Orquestra do Mar e para o concerto de Manel Cruz estão disponíveis nas bilheteiras do 23 Milhas e na BOL. Os restantes concertos têm entrada livre.

*Foto: Pedro Mostardinha

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.