AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Debate sobre “Gestão da Água” encerra Conferências de Outono

Sociedade

A última sessão das Conferências de Outono 2023 está agendada para o próximo dia 24 de novembro, no Cineteatro Anadia, subordinada ao tema da “Gestão da Água”, numa organização do Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting.

A sessão conta com um painel de reputados especialistas, designadamente Pedro Cunha Serra (ex-presidente da Águas de Portugal), António Carmona Rodrigues (ex-ministro das Obras Públicas e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa) e José Furtado (presidente da Águas de Portugal). A moderação estará a cargo de Luís Mira Amaral.

De salientar que a água é, nos dias de hoje, um recurso crítico, essencial para a vida e para o desenvolvimento socioeconómico e que se vem tornando cada vez mais escasso e mais irregular no tempo. Por isso, a gestão da água é um exercício incontornável e imperioso, porque, sendo mais escassa, mais se exige dos responsáveis políticos e administrativos para que façam a sua gestão, quantitativa e qualitativa, de forma criteriosa. Isso exigem os utilizadores, que disputam, não poucas vezes, o acesso a esse bem essencial à vida e a todas as atividades económicas.

Haverá água para todo o país? Haverá assimetrias na sua distribuição? Fará sentido falar em transvases do Norte para o Sul? Conseguimos reter e gerir toda a água que aflui ao país? Teremos barragens e capacidade de armazenamento suficientes? E quanto às perdas e aos desperdícios de água, será necessário investimento nas redes e capacidade de gestão para minimizar tal? Será que os tarifários refletem corretamente o custo de utilização e disponibilização do recurso? Haverá estruturas empresariais envolvendo Estado Central e Regional, autarquias e empresas privadas e ainda uma regulação económica, adequadas ao setor? Serão necessárias estações de dessalinização nalgumas regiões, designadamente no Algarve e em Sines? E os fundos comunitários do PRR e do PT2030 estarão a ser utilizados de forma criteriosa para resolvermos problemas estruturais da gestão da água?

E há ainda que não esquecer que a disputa pelo recurso tem contornos transfronteiriços, com a necessidade de entendimentos com os países vizinhos na mesma bacia hidrográfica, coisa que nem sempre é fácil. O que está a ser feito? Tudo isto vai ser discutir e analisado em Anadia por este painel de especialistas.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link https://forms.gle/mvegQoeZ8KsbayRq7

Recorde-se que as duas primeiras sessões foram subordinadas às temáticas da “Habitação” e da “Competitividade Fiscal”.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.