Um quinteto que se dedica à interpretação dos tangos de Piazzolla, um duo que gosta de explorar novos caminhos sonoros em xilofone e violão e o Coro do DeCA a interpretar canções inspiradas em Shakespeare, serão os próximos espetáculos dos Festivais de Outono (FO) 2023. Agendados para 21, 22, 23 de novembro, a estes soma-se, dia 25, o concerto de Entr’amis Quartett. Os FO são uma iniciativa da Universidade de Aveiro (UA).
Quintetango (na foto) é um quinteto de música de câmara que se dedica à interpretação da obra musical do compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992) - o “Nuevo Tango”. O quinteto nasceu em 2016 na continuidade de diversas parcerias artísticas entre os cinco músicos e professores do Conservatório de Música de Coimbra. É constituído por: André Madeira, em Guitarra Clássica, Artur Fernandes, em Concertina, Catarina Peixinho, ao Piano, Hugo Brito, no Violino, e Miguel Calhaz, no Contrabaixo.
O concerto, no âmbito dos Festivais de Outono 2023, com o Quintetango está marcado para 21 de novembro, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo. Reservas (gratuitas): https://ilhavo.bol.pt/Comprar/Bilhetes/130224-quintetango_conservatorio_musica_de_coimbra_festivais_de_outono_ua-casa_da_cultura_de_ilhavo/
“Explorando os nossos sons”
O Strings+Bars Duo surgiu da vontade dos músicos Helvio Mendes e Lucas de Campos em experimentar e explorar possibilidades sonoras com o Xilofone e o Violão de sete cordas. Através de meios tecnológicos de processamento sonoro e do uso de recurso do live looping, o duo expande sonoridades acústicas e propõe um repertório com arranjos originais e composições autorais. O String+Bars Duo apresenta nas suas performances um som insólito que emerge no cancioneiro popular, nas diferentes expressões da música instrumental e nas eventualidades da música experimental.
Este concerto, no âmbito dos Festivais de Outono 2023, intitulado “Exploring our Sounds”, está agendado para 22 de novembro, às 21h30, no Café-Concerto do Centro de Artes de Águeda, e inclui autores, tais como Ernesto Nazareth, Patápio Silva, uma composição dos dois músicos (Helvio Mendes e Lucas de Campos), Jacob do Bandolim, George Hamilton Green e Baden Powell.
As reservas (entrada gratuita) devem ser feitas via bilheteira1@cm-agueda.pt ou bilheteira2@cm-agueda.pt . Os bilhetes podem ser levantados até 30 minutos antes do espetáculo.
Canções inspiradas em Shakespeare
“Parece que há escritores cuja palavra se mantém viva e atual em qualquer época e que, além disso, têm uma escrita e um imaginário particularmente propícios para a composição de música vocal de conjunto”, escreve Vasco Negreiros, compositor, maestro e professor da UA, a propósito do concerto de 23 de novembro, às 21h30, na Igreja da Misericórdia de Aveiro.
Neste concerto, Vasco Negreiros dirige o Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA. Nele apresentam-se obras compostas sobre textos de Shakespeare de sete compositores de sete diferentes nacionalidades. Demonstra-se, assim, “quão internacional é, entre compositores, o interesse por Shakespeare”, afirma ainda o maestro. “Muitos destes textos, ou são descritos nas peças efetivamente como letras de canções, ou trazem rítmica e imagens tão magnificamente sonoras, que souberam inspirar algumas das melhores obras de todo o repertório vocal dos séculos XX e XXI”.
Reservas via Bilheteira Online: https://festivaisdeoutono.bol.pt/Comprar/Bilhetes/130580-outono_em_familia_coro_do_deca-campus_de_santiago/
Nuances emocionais: da escuridão à luz, da melancolia à alegria
O Entr’amis Quartett, constituído por Cláudio Vaz, ao Piano, David Cruz, no Violoncelo, Herlânder Sousa, na Flauta, e Óscar Saraiva, no Clarinete, atua, no âmbito dos FO, a 25 de novembro, às 21h30, na Igreja do Museu de Aveiro, precisamente com um programa designado “Sons de Outono”. Do programa constam os compositores: Bohuslav Martinu – “Trio para flauta, violoncelo e piano nº1” - Chen Yi, composição “Night Thoughts”, Guillaume Conesson – “Techno-Parade” – e Mark Carlson, com a composição “Quarteto para flauta, clarinete, violoncelo e piano”.
A noite, propõem os músicos, quere-se “mágica”, com “música que celebra a beleza e a diversidade das estações da vida”. O quarteto apresenta obras que “exploram as nuances emocionais que vão da escuridão à luz, da melancolia à alegria”.
Reservas (3 euros): https://festivaisdeoutono.bol.pt/Comprar/Bilhetes/130583-fetivais_de_outono_entr_amis_quartett_sons_de_outono-igreja_do_museu_de_aveiro/