Para assinalar a data de 29 de outubro – dia em que foi assinado o decreto que criou o concelho da Murtosa – a câmara municipal preparou um programa comemorativo composto por várias iniciativas.
No dia 26 de outubro, terá lugar a cerimónia oficial de inauguração do novo Centro de Saúde da Murtosa (11h00), bem como um concerto, na Torreira, com a banda HI-FI, que traz como convidados especiais dois grandes nomes do panorama musical português: Paulo de Carvalho e David Antunes.
O concerto, de entrada livre, e agendado para as 22h00, antecede a sessão de fogo de artifício na ria, que acontecerá à meia-noite em ponto, em frente à marginal da ria, na Torreira.
O programa de domingo, dia 27 de outubro, começa com a celebração daquela que é uma das imagens de marca da Murtosa: a bicicleta. Pelas 9h00, no Parque Municipal da Saldida,está marcada a concentração para mais uma edição da Volta à Murtosa em Bicicleta, um grande passeio cicloturístico, para toda a família, que passará pelas quatro freguesias do concelho.
À tarde, a COMUR-Museu Municipal será o palco de dois acontecimentos culturais de relevo: pelas 16h00 será inaugurada uma exposição de miniaturas em madeira do artesão Domingos Rendeiro. Logo de seguida, pelas 17h00, terá lugar a sessão de lançamento do livro “O Castigo”, do escritor murtoseiro Pinho Neno.
Por último, na terça-feira, dia 29 de outubro, o programa comemorativo inicia-se, às 9h00, com a habitual cerimónia do hastear das bandeiras, junto à Câmara Municipal. Entre as ações previstas para essa dia estão a inauguração da escultura “O Moliceiro”, da autoria do escultor Miguel Neves Oliveira e a sessão de apresentação do livro “Monografia da Murtosa, volume 2”, coordenado pelo investigador Marco Pereira.