A tradição é antiga e no que depender da Casa do Tear, de Pardilhó, Estarreja, não vai acabar nunca. Esta sexta-feira, dia 8 de dezembro, todos vão ter a oportunidade de aprender a fazer um tapete de trapos numa oficina de tecelagem, orientada pela Casa do Tear, que terá lugar no Natalim.
“Um dos principais objetivos deste projeto de Pardilhó [Casa do Tear] é recuperar e manter a tradição da tecelagem manual dos tapetes de trapos que deram nome e prestígio à vila ribeirinha. Tudo é feito tal como era no início: urdir a teia, enrolar no tear, empeirar nos liços e no pente e, finalmente, tecer usando desperdícios da indústria têxtil”, recorda o município de Estarreja, na sua página de Facebook.
Pode descobrir mais sobre esta tradição local nas oficinas gratuitas que irão decorrer entre as 10h00 e as 13h00 (sessões de 20 minutos), no Átrio dos Paços do Concelho.
Inscrições através do link bit.ly/NATALIM_oficinatecelagem. Atividade limitada a 18 participantes, calendarizados em sessões de 20 minutos