A investigação, conduzida no âmbito do projeto EUSTEPs - Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint - financiado pelo programa da União Europeia ERASMUS+, foi considerada a grande vencedora internacional na categoria “Campus Sustainability Research Award”. Sara Moreno Pires (primeira autora) e Mariana Nicolau são investigadoras do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA.
Paulo Jorge Ferreira comentou a atribuição desta distinção, destacando a relevância para a instituição do trabalho nesta área. “A sustentabilidade é um objetivo estratégico estruturante da Universidade de Aveiro e a Calculadora da Pegada Ecológica desenvolvida pelo projeto EUSTEPs desempenha um papel central nesse contexto. A atribuição deste prémio vem confirmar a qualidade do trabalho desenvolvido e mostrar que estamos a construir o futuro da Universidade com base em instrumentos científicos sólidos”, disse o reitor da UA, dando os parabéns à equipa pela distinção.
A AASHE atribui os seus prestigiados prémios às instituições e indivíduos que contribuem para impulsionar o ensino superior rumo a um futuro sustentável. Este ano, a associação norte-americana recebeu mais de 300 candidaturas, resultando em 10 vencedores anunciados entre cinco categorias. As candidaturas foram avaliadas com base no impacto global, na inovação, no envolvimento das entidades intervenientes, na objetividade e em outros critérios específicos de cada categoria.
Georgios Malandrakis, professor de Educação Ambiental na Universidade Aristóteles de Salónica e coordenador do projeto EUSTEPs, reconhece o privilégio de trabalhar com uma equipa dedicada e inspiradora. "É um grande prazer receber o prémio AASHE. Este projeto financiado pela UE reuniu 16 investigadores de 4 países que inicialmente eram praticamente desconhecidos entre si. Através da nossa colaboração na investigação, tornámo-nos amigos, desenvolvemos este módulo educativo de sucesso e conseguimos envolver e educar mais de 7000 estudantes universitários de quase 60 países", explica Malandrakis.
Os êxitos do projeto EUSTEPs são o culminar de três anos de trabalho de parceiros apaixonados pelo projeto. "O que mais me impressiona é a riqueza de informação capturada nos vários instrumentos interativos e nas ferramentas que criámos para capacitar estudantes, professores e pessoal administrativo das Instituições de Ensino Superior. É gratificante que, nos resultados da nossa investigação sobre o módulo EUSTEPs, os alunos tenham considerado que a Calculadora da Pegada Ecológica individual da Global Footprint Network como o material didático mais relevante para compreender melhor como as suas atividades quotidianas se enquadram no panorama geral da sustentabilidade", reflete o diretor da Região Mediterrânica da Global Footprint Network e investigador premiado pelo EUSTEPs, Alessandro Galli.