O movimento Unir para Fazer anunciou, em carta aberta, que não participará no Seminário “O Poder local no Município de Ílhavo”, agendado para este sábado na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e promovido pela Mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo.
Depois de referir que o tema em questão já foi debatido pelo movimento das Jornadas Municipais, a 28 de maio de 2022, “numa sessão aberta ao pública à qual nenhum partido político compareceu”, o Unir Para Fazer diz que “não participará no seminário” por não ter sido envolvido “em qualquer decisão sobre a organização deste evento”.
“Esta falta de envolvimento estende-se igualmente ao executivo camarário e ao senhor presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Dr. João Campolargo”, referem, notando que “a realização deste evento, promovido por um órgão deliberativo que engloba vários partidos e sensibilidades, exige uma maior abrangência quanto aos seus oradores convidados e uma promoção alargada”.
Entretanto, a Mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo já reagiu, criticando “o aproveitamento político que o Unir Para Fazer fez dos acontecimentos, nomeadamente ao partilhar o e-mail remetido ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, simultaneamente com a comunicação social”.