AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Palheta regressa à Gafanha da Nazaré com teatro de marionetas

Artes

 

 

O Palheta, festival de Robertos e Marionetas, acontece entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. Na sétima edição, o festival regressa à cidade do bonecreiro Armando Ferraz, para três dias de teatro de marionetas em que são apresentados sete espetáculos e várias sessões de Teatro de Dom Roberto, com destaque para “A Grande Fantochada”, de Hugo Van der Ding e Joana Gama e para as estreias nacionais de“Mr.Bo” e “Las Cotton”.

No primeiro dia de festival, além das habituais sessões para as escolas e grupos organizados, há sessões de Teatro Dom Roberto com a Vumteatro e “Las Cotton” da companhia Anita Maravillas, um espetáculo mudo sobre a viagem de uma família que parte em busca de novas oportunidades longe da sua terra de origem.

O segundo dia do festival arranca com a oficina criativa de construção de marionetas “Segunda Mão”, orientada por Rui Queiroz de Matos (que no dia 24 de fevereiro orienta a oficina “Primeira Mão”, de manipulação de marionetas para adultos). À tarde, destaque para uma sessão para público geral de “O Farol”, da companhia Historioscopio, que conta a história de um faroleiro que, sem nunca ter visto nada do mundo, inventa a sua própria versão da realidade a partir de palavras escolhidas de um antigo dicionário. Segue-se “Aldeia Balão”, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, no Jardim 31 de Agosto, sobre uma máquina voadora que transporta os seus tripulantes por um mundo de metáforas, numa reflexão sobre a sociedade, a construção de uma aldeia global e a intervenção no espaço público. Ainda na tarde de sábado, Rui Queiroz de Matos apresenta “Volta ao mundo em 40 minutos”, na Sala de Ensaios da Fábrica das Ideias. À noite, o humorista Hugo Van der Ding e a pianista Joana Gama apresentam “A Grande Fantochada”, que recria a História de Portugal através de marionetas manipuladas pelo próprio Van der Ding e pelo ator Vítor D’Andrade, acompanhados pela música ao vivo de Joana Gama.

Campus Jazz Publicidade

No último dia do Palheta, destaque para a estreia em Portugal de “Mr. Bo” de Marie de Jongh, um espetáculo sem texto sobre a viagem e a descoberta que é crescer. Ainda no dia 3, repetem-se sessões de Teatro de Dom Roberto, “A Volta do Mundo em 40 Minutos” e “Aldeia Balão”, sempre na Gafanha da Nazaré.

O festival é organizado pelo Município de Ílhavo através do projeto cultural 23 Milhas. No fim-de-semana anterior, a 24 e 25 de fevereiro, nota para o espetáculo “A Viagem”, da companhia Mãozorra, que acontece em várias sessões nas praias da Costa Nova (Calçada Arrais Ançã) e da Barra, recuperando o caráter ambulante deste tipo de teatro. Este ano, o festival reflete sobre caminhos e viagens e, mais do que sobre luz, aquilo que nos leva até ela.

Os bilhetes para o Palheta custam entre 4,00€ e 8,00€ euros e estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou online, na BOL. Os espetáculos de Teatro Dom Roberto são gratuitos.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.