AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Encontro com o Autor” leva o cineasta Matos Barbosa à Murtosa

Artes

Conversa será moderada por António Costa Valente, docente da Universidade de Aveiro e diretor do Cine-Clube de Avanca.

No próximo dia 17 de fevereiro, pelas 16 horas, o auditório da Oficina de Artes, na Murtosa, será o palco de mais um “Encontro com o Autor”, desta feita com o cineasta Manuel Matos Barbosa. A conversa será moderada por António Costa Valente, docente da Universidade de Aveiro e diretor do Cine-Clube de Avanca.

Manuel Matos Barbosa é o decano do Cinema de Animação Português.

Nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935, e desde muito cedo se fascinou pelo mundo do cinema, quando ainda criança acompanhava uma vizinha às sessões nas salas de cinema locais.

A Torreira é o seu espaço de veraneio e a ria a sua paixão.

Cineclubista, fez parte do grupo que deu início ao movimento criativo da atual FPCA (Federação Portuguesa do Cinema e do Audiovisual), de cujos órgãos de gestão também fez parte.

Foi membro do júri em vários festivais nacionais e internacionais. Em 1984 e 2005 foi presidente do Júri do CINANIMA, onde já foi homenageado.

Vários filmes premiados

Com uma extensa filmografia (que inclui animação e documentários), os seus filmes foram premiados na Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bélgica, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Grécia, Índia, Itália, Japão, Moçambique, Portugal, Rodésia, Singapura e Taiwan.

Feira do Livro Publicidade

Matos Barbosa é autor de “Vamos Andando”, um dos mais significativos documentários do cinema português.

Designer, é autor de uma significativa obra de ilustração e banda desenhada.

E 2008 retoma a produção cinematográfica para produzir, com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, uma curta-metragem de animação baseada em textos de Raúl Brandão e com a voz de Joaquim de Almeida.

Em 2022 termina o filme “O Antiquário”, com a voz de Ruy de Carvalho.

A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa organiza, ciclicamente, o “Encontro com o Autor”, que visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante.

 

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.