O presidente da AEF admite que “a Gala não poderá fazer justiça para com todas as PME que merecem reconhecimento na Feira”, uma vez que as distinções a atribuir no sábado se baseiam numa lista de certificações “muito bem trabalhada e validada pela IAPMEI” e nem todas as firmas do concelho “tiveram tempo ou capacidade para se sujeitarem a esse escrutínio dentro do devido prazo”. Mas Alferes Pereira espera que o evento incentive as empresas ausentes a obterem também elas a validação formal da referida agência. “Se passarem pelo mesmo processo, não temos dúvidas de que muito mais empresas da Feira serão premiadas pela riqueza que geram para o território”, garante.
Estatuto atribuído facilita acesso à banca
O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pela IAPMEI para distinguir o mérito das firmas de pequena e média dimensão com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com um conjunto de bancos e com o Grupo Banco Português de Fomento, tendo por base as melhores notações de rating e vários indicadores económico-financeiros. Uma vez atribuída, essa certificação confere às respetivas PME benefícios como condições especiais de acesso a serviços e a produtos financeiros.
Entre as 117 PME Líder da Feira em 2022, incluem-se empresas como a Agrofeira – Comércio de Máquinas, Autoviação Feirense, Colégio das Terras de Santa Maria, Eurotagar – Comércio de Máquinas para Construção, Feiriper – Sociedade de Distribuição, Ferreira Avelar & Irmão (calçado), Lacticínios MAF, Maqser – Máquinas e Serviços, e Mestre da Cor – Comércio de Tintas.
Já no que se refere ao estatuto PME Excelência, é conferido às empresas que, entre as PME Líder de determinado ano, se tenham destacado com os melhores desempenhos.
Da lista das 75 que, em Santa Maria da Feira, obtiveram esse selo pela sua prestação em 2022 consta, por exemplo, a Central Lobão – Ferramentas Elétricas, Sousa Rusga (materiais de construção), CorkVision (cortiça), Fábrica de Papel da Lapa, JBMC – Indústria de Plásticos, Manaiacar – Reutilização de Peças para Camiões, Metalvalor – Gestão e Valorização de Resíduos, e Tescoma Portugal (comércio de artigos de cozinha).