AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

AD vence no distrito de Aveiro. Chega elege três deputados e a IL um

Política

 

 

A Aliança Democrática conquistou 35,13 % dos votos no distrito de Aveiro, elegendo sete deputados (Emídio Sousa, Silvério Regalado, Ângela Almeida, Salvador Malheiro, Almiro Moreira, Paula Cardoso e Paulo Cavaleiro). O PS ficou em segundo lugar, com 27,69 % dos votos e cinco mandatos (Pedro Nuno Santos, Cláudia Santos, Filipe Neto Brandão, Hugo Oliveira e Susana Correia).

Uma das grandes surpresas da noite, à semelhança do que aconteceu a nível nacional, foi o Chega, que conseguiu eleger três deputados pelo distrito (Jorge Valsassina Galveias, Maria José Aguiar e Armando Grave), somando 17,25 % dos votos. Destaque, também, para a Iniciativa Liberal que conquistou um mandato (Mário Amorim Lopes foi eleito deputado) e 5,11% dos votos.

O Bloco de Esquerda foi a quinta força política mais votada no distrito, com 4,10% dos votos, mas sem conseguir recuperar a representação que já teve na Assembleia da República (o BE chegou a ter dois deputados por Aveiro). O Livre registou 2,24 % dos votos, o PAN 1,72 % e a CDU 1,38 %.

Em 2022, recorde-se, o Partido Socialista tinha garantido 39,48 % dos votos no círculo eleitoral de Aveiro, elegendo oito deputados. O PSD tinha ficado segundo lugar, com 35,68 por cento, assegurando sete mandatos. Em terceiro lugar, o Chega, com 5,63 por cento dos votos, e um deputado.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.