A Severi vai promover visitas guiadas e encenadas, em locais icónicos do concelho de Sever do Vouga, com momentos teatrais em todas as freguesias. Das minas do Braçal, às cooperativas de leite que estão a assinalar o centenário, ao comboio, à fábrica das Massas Vouga, o rio Vouga… há muitas histórias para contar. É a reta final do projeto Primeiro Palco, que culmina com um grande espetáculo no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga que envolve mais de 75 crianças e jovens e 20 idosos.
“Depois de percorremos todas as freguesias e de ouvir, em discurso direto, nos encontros da memória, as histórias dos nossos idosos que nos permitiram uma recolha profícua de tradições, histórias e vivências, avançamos com workshops de escrita criativa e improvisações que resultam num conjunto de visitas encenadas e num espetáculo de palco”, explica Patrícia Fernandes, autora e diretora artística da Severi.
A primeira visita encenada, “O Comboio das Memórias” é na no próximo sábado, 16 de março, às 17h00. Inicia na ecopista do Vouga, junto à estação em Paradela e termina na Ponte do Poço de Santiago.
Em abril, há uma nova visita guiada, é no dia 6 de abril, às 15h30. “Das Entranhas da Terra” convida a uma visita guiada que vai das Minas da Malhada ao Braçal.
“Ouro Branco” é a visita guiada proposta para junho que vai passar pelas freguesias de Couto de Esteves e Rocas do Vouga. Está marcada para o dia 8 de junho, às 17h00.