AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ovar lança visita guiada inspirada em testemunhos da comunidade local

Região

Rua de Sentido Único é um percurso sonoro que convida a descobrir Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo

 

 

E se ao seu ouvido lhe sussurrarem histórias e segredos? Vai ser assim em Ovar. Este sábado, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, no âmbito do Maio do Azulejo, o Município de Ovar vai lançar a Rua de Sentido Único, uma nova visita guiada em formato audiowalk. Esta é mais uma forma criativa para que os visitantes descubram a Cidade-Museu Vivo do Azulejo, convidando-os a sentir a cidade como nunca antes e resulta da recolha de testemunhos da comunidade local.

“As pessoas que crescem e vivem num determinado local têm sempre uma história que mais ninguém sabe para contar”, explica Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que este foi o ponto de partida para a criação da Rua de Sentido Único, “um produto turístico único que convida todos os visitantes a ver a cidade de Ovar com outros olhos, os daqueles que cá vivem”.

Na Rua de Sentido Único os participantes vão poder, assim, ingressar numa viagem sonora especial. No início da visita cada pessoa irá receber uns auriculares, sendo que durante o percurso encontrarão vários QR-Codes, onde poderão resgatar um quadradinho desta história. Em cada estação os participantes vão, desta forma, descobrir curiosidades, lendas e pormenores sobre cada lugar, numa proposta criativa que cruza a história com as biografias e a arquitetura de cada local.

A Rua de Sentido Único é o resultado de um trabalho de recolha de testemunhos da comunidade local que foram, posteriormente, trabalhados artisticamente pela Casa da Esquina, numa abordagem que mistura a realidade e a ficção.

Durante o Maio do Azulejo estão previstas quatro visitas guiadas, mas, muito em breve, estes percursos sonoros vão estar também disponíveis no Posto do Turismo de Ovar, durante todo o ano. No dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus - estão marcadas duas sessões, às 15h e às 18h. No fim-de-semana seguinte, 25 de maio, há mais duas visitas programadas, às 11h e às 18h. Cada visita tem a duração de 60 minutos e o ponto de encontro é no Posto de Turismo de Ovar.

Feira do Livro Publicidade

Este é já o terceiro fim-de-semana seguido que o Município de Ovar dedica à promoção do Património Azulejar. Para além do lançamento do projeto Rua de Sentido Único, destaque ainda para oficina criativa Tatakizome – Impressão Botânica e para mais uma visita guiada “Vai Passear”. A primeira é dinamizada pelo Atelier Azul Cobalto Art e realiza-se já na sexta-feira, 17 de maio, na Escola de Artes e Ofícios, das 19h às 20h30, tendo como desafio personalizar um tote bag (saco 100% algodão) utilizando plantas.

Já o “Vai Passear” deste fim-de-semana é dedicado aos amantes de fotografia e segue pela rota das Igrejas e Capelas. Este passeio fotográfico está marcado para domingo, 19 de maio, às 10h. O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Ovar, sendo que o transporte será assegurado pela Câmara Municipal de Ovar.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.